CALCINHA E CUECA

Outro dia estava lendo e comentando algumas crônicas na escola e, após vários comentários, fizeram-me uma pergunta - como disseram - 'que não queria calar'. Vindo de aluno, pode-se esperar tudo. Mas foram sinceros.

Entre os cronistas citei alguns autores como Stanislaw Ponte Preta - que passamos a ler um texto de sua autoria: "O apanhador de mulher"; de Araçatuba citei o professor Hélio Consolaro: que escreve o "Entrelinhas" para o jornal Folha da Região; citei as minhas também - é claro. E, entre as que escrevi comentei a que falava sobre o roubo do jornal (roubaram-me a cultura) e sobre a alça do sutiã. Disse que o cronista é um observador do cotidiano - e, às vezes, até pesquisa para escrever. Citei que quando escrevi sobre a alça do sutiã eu havia pesquisado o assunto - para não dizer asneiras aos meus poucos leitores.

Conversa vai, conversa vem e lá vem a 'pergunta que não queria calar': "Professor, se você disse que o sutiã foi criado para auxiliar as mulheres que possuíam seios grandes a não terem problemas de coluna, então, para que foram criados a calcinha e a cueca?"

Boa pergunta - pensei comigo - mas precisava dar uma resposta imediatamente. E, cérebro a mil, respondi que a cueca fora criada não com o estilo que se tem agora, mas era - bem antigamente - um apetrecho rudimentar que os homens usavam quando saíam para caçar, pescar, etc e tal, que tinha a função de proteger. E completei: imaginem quando o tal homem da caverna andava sem roupas (ou até os nossos índios) nas matas e os órgãos sexuais balançando e expostos a tudo: arranhões dos matos por onde andavam e dos animais que caçavam, espinhos, picadas de insetos... Imaginaram?

Isso não foi nada - pensei - e para explicar o surgimento da calcinha... O que dizer? Disfarcei um pouco tentando ganhar tempo. Mas insistiram: "E a calcinha, professor?" E lá fui eu buscar não sei onde uma explicação para o surgimento da calcinha. Não sei se foi lá aquela resposta que esperavam, mas...

A calcinha surgiu pela necessidade de a mulher não andar 'pingando' - a princípio e depois, já de vestimentas, não sujá-las. Explicando melhor: a calcinha surgiu pela necessidade de que quando a mulher estivesse no período da menstruação tal peça apoiaria ou seguraria os 'forros' que amparavam o sangue que saía do corpo da mulher. Ufa!

Alguns riram, outros ficaram pensando - e outras, mais sinceras disseram: "Ainda bem que nasci na era digital... já existem absorventes e até OB." Rimos e no final decidi que daria umas boas linhas das quais poderia obter uma crônica.

22 de Agosto de 2006.

Prof Pece
Enviado por Prof Pece em 24/12/2006
Código do texto: T327114