Em outubro... (2)
 
...são tantas as datas comemorativas que, se fôssemos comemorar todas, não faríamos outra coisa.

Em Lavras, por exemplo, estamos na chamada Semana do Saco Cheio, expressão que acho horrorosa e não sei se é usada também em outras partes do país. Mas essa semana se torna especial porque o mínimo de dias em que quase tudo para são quatro. Este ano são cinco: desde quarta, dia 12 estamos na tal semana. É que dia 13 é feriado municipal - dia da Cidade e a partir do Feriado Nacional, 12, quase todo mundo emenda e tira férias. Ou vai para uma praia qualquer, ou se enfurna em uma das inúmeras casas dos Lagos que proliferam na região – hoje é chique ter uma casa na região do Funil, como já era chique em Camargos. Só fica mesmo quem não tem nenhum parente para visitar ou é masoquista – é que na cidade acontece o Lavras Folia evento que já está em seu décimo ano e transforma tudo em uma enorme fuzarca.

O evento Lavras Folia é uma das maiores micaretas universitárias do Brasil, estando incluída entre as vinte melhores festas do país.
Mas afinal o que é essa tal de micareta? Nada mais nada menos que o Carnaval fora de época, com o predomínio do estilo musical baiano (Axé-Música). Por aqui estará esses dias Chiclete com Banana, Tomate, Cheiro de Amor, Timbalada e Alexandre Peixe. Para quem gosta será um prato cheio, mas para mim uma preocupação a mais – estudantes universitários fora de casa são sempre exagerados e eu estou com o maior luxo com minha Casa de Pães. Espero que eles passem ao largo – afinal, a parte diurna (jogos e festas) é realizada na Zona Norte e o Carnaval propriamente dito na Zona Sul. E o meu habitat é o Centro. Mas imaginem só, estudantes de 500 faculdades vindos de todas as partes do pais para 72 horas de confusão – que por sinal já começou na República aqui perto de casa.