Todos deixam saudade.

Anita.

Sei que você tem razão quanto ao perigo de generalizar. Entretanto, quando falo: Todos deixam saudade. Estou me referindo aos seres normais, que para mim, é a grande maioria. Será que estou fora da realidade?

Penso que poucos, deixam saudades em todos. Mas quero acreditar que haverá sempre alguém para lembrar de um sorriso, um gesto, um nada..., de alguém que, para muitos, foi considerado um absurdo.

Judas foi traidor, mas tinha uma mãe que chorou por ele.

Afinal, todos tiveram mãe (ou foram amparados por alguém) que por eles sentiram saudade.

Há, também, filhos que iludidos sonham com uma mãe a quem amar, ou um pai a quem respeitar.

Todos almejaram por irmãos confiáveis ou quem sabe, uma companheira ou companheiros, a quem haveriam de amar e por quem seriam amados.

Talvez tudo não passe de sonho, ou ilusão.

De qualquer maneira, todos deixam marcas. Embora na vida não haja perfeição.

Muitas vezes a saudade é do que poderia ter sido. É da falsa imagem que idealizamos e guardamos em nosso inconsciente.

Sei que existem seres humanos que fogem a normalidade trazendo uma força negativa maior. São seres com defeito de fabricação? Talvez. Mas estes, acredito serem exceções. Todos trazem dentro de si uma brutalidade animal e uma sensibilidade divina. Resta saber quem a irá dominar. Todavia, todas as forças são geradoras de energias. Para mim: Divinas.

Amamos, odiamos e sentimos saudade muito mais da imagem que criamos, em nosso cérebro, do que do real.

É bem verdade que seres de mau caráter, ao partirem, deixa aliviada a pessoa por eles atormentada. Com o passar do tempo às marcas deixadas se atenuam (às vezes demora) e se transformam na imagem sonhada, do que poderia ter sido.

Restarão então: pequenos gestos, sorrisos, tenras lembranças... Ilusão que funciona como um mecanismo de defesa e reorganização mental, para ajudar na sobrevivência.

Se Deus existe, o que acredito ser uma força que nos dá vida e habita em cada um de nós, como será que Ele vê nossas imperfeições e transtornos? Talvez Ele chore por nós; com saudade por aquilo que poderíamos ter sido. Talvez por isso, Ele nos dê sempre novas oportunidades.

Lisyt

Esse texto foi escrito, na tentativa de atender a estimulante provocação da Anita: Todos deixam saudade?

Lisyt
Enviado por Lisyt em 13/10/2011
Código do texto: T3275292