UM DIA DEPOIS DE ONTEM

Este texto, pretende referir-se ao passado, presente e futuro. Parece que é conjugação verbal, mas não é. Refere-se, em parte, as experiências do nosso cotidiano.

Outrora, ou melhor, num passado próximo, conheci o Sr Paulo, que, diga-se de passagem, refere-se ao pai de uma amiga, que mora em Santa Bárbara - MG.

Como é formidável conhecer e trocar ideias com pessoas como o Sr Paulo. Torna-se uma aprendizagem a cada nova palavra que se consome numa pequena frase. Embora não se enganando como dizia Sigmund Freud, não podemos tirar conclusões no primeiro encontro. Não! Creio que Freud não conheceu nenhum Paulo, nem mesmo chegou a ler sobre o discipulo amado do Grande Mestre da Galiléia. Penso eu. Caso contrário, teria havido exceção em sua "pseudo" tese.

Pois bem. Não se enganando com referência ao Ser Humano, como bem definia Machado de Assis, em especial no Conto: "A igreja do Diabo", em que, cansado, o Diabo pede clemência a Deus, desistindo, por sua vez, do Ser Humano, quando obtém do Suprasumo que: - O Ser Humano é mesmo assim, em sua essência, contraditório.

Digo isto, não em referência ao Sr Paulo, mas sim, a contraposição de uma outra pessoa, que outrora fora também dita e quista como "amiga", no entanto, hoje, demonstrou a frieza aguda angustiante de uma víbora em insurportável decadência. Como é triste ver a hipocrisia na face de uma pessoa infeliz. Ao mesmo tempo, como é doce perceber a felicidade nos olhos de uma pessoa que se entrega aos talentos do Mestre da Galiléia. Esta sim, sabe viver e perceber que a mediocridade não alimenta a alma, mas sim, a fere, pouco a pouco, com o suco gástrico que produz úlceras irreversíveis.

A você, Sr Paulo, os méritos de uma verdadeira demonstração de como é simples a felicidade do viver e se entregar a pureza de espirito, que tanto alimenta nossa alma.

A você, Neí.., que conseguiu demontrar-me em poucas palavras como é amargo o sabor da infelicidade agonizante do seu espirito. Respeito é o mínimo que se poderia esperar de uma pessoa que se diz "médica", num momento em que, no mínimo, por educação, deveria confortar as pessoas que estão envolta de um redemoinho que não se concretizou, graças ao Mestre da Galiléia, mas que causou tremores. Acaso, Neí.. sabe o que quer dizer família?

Precisa, Neí.. urgentemente, conhecer Santa Bárbara. Não se preocupe, penso que você seja atéia, por isto, dou-me o sacrifício de dizer que se trata de uma cidade com o nome de uma Santa, onde existem pessoas como o Sr Paulo, capaz de destroçar as teses formuladas por quaisquer psiquiatras / psicólogos etc. Ser Humano que nos permite vivenciar e aprender que a humildade nos ensina que a caminhada da felicidade é feita de detalhes simples, porém, grandiosos para quem está do outro lado.

A você, Neí.., muito obrigado pelo grandioso aprendizado de que existem pessoas como você, no entanto, existem pessoas, também, como o Sr Paulo. Basta a nós, simples mortais, escolhermos em que lado queremos ficar. Com certeza, jamais ao seu lado, Neí...

Clovis RF
Enviado por Clovis RF em 14/10/2011
Código do texto: T3277100
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.