É gol do timão! É ponto da Paula! Mais um saque nas estrelas de Bernard. E como diz Galvão... É, amigos!... Chegou mais uma vez à hora de vestirmos nossas camisas, de gritar, espernear igual a menino, se emocionar diante de todos e também chorar por ver algo em que tanto se acredita ganhar. Sei que somos companheiros de tantas vitórias, enquanto ademais eu vi diante de todos e de repente cada um dos meus, dos teus, dos nossos desesperos. Eu vi que ser torcedor não é lá coisa que não tenhamos motivo de não ser. Torcedor é aquele que torce para que tudo possa dar certo, todo mundo é.

 

Todo mundo torce de um modo ou de outro. É como ter amor por aquilo que a gente mais gosta. É vestir a camisa tricolor, verde e branco, alvinegra ou rubra rosa. Torcer pra tudo vir acontecer nos mínimos detalhes no modo que bem esperamos. E por falarmos em ser torcedor logo mais teremos um grande encontro, e todas as mídias vão noticiar todos os nossos passos. Gritaremos, falaremos sobre algum resultado, odiaremos dentre tantos o juiz. E tudo o mais agradeceremos aos anjos lá no alto do céu. Veremos desde então o cruzeiro do sul, tão celestial, e também aquela estrela que tanto brilha nestes campos lá em cima solitária. E podemos crer naquele que separa de todos nós nossas emoções.

 

Muitos darão o que falar, outros certamente farão seu trabalho diante de todos, evitando que xinguem a sua mãe. E sobre os bandeirinhas nem comentemos por este ser certamente um daqueles que de alguma maneira também torce. E quando acontece o contrário... Oh santo Deus! Que me valha Santa Maria, mãe do menino Jesus por ela ter concebido. Quando nada sai como imaginamos socorremo-nos a ela, e por muitas vezes por sermos humanos nos deprimimos quase ficamos sem nenhuma razão. E por isso muitas vezes pecamos de uma maneira ou outra, e precisamos desde então ter fé, acreditar no nosso potencial.

 

Pecar por não achar que não deram o devido sangue pelo que tanto que queríamos. Porque alguém não fez aquela escalação perfeita para se ganhar o jogo, mesmo que discordemos ou concordemos com alguém que não nos entendeu, ou que de certo modo favoreceu outro alguém por algum motivo que não fosse de acordo com o nosso. Mas é jogo, é jogo e tem que se jogar. Ganhar e perder de fato faz parte, mas nenhum de nós gosta que o que temos saia ou dê errado. Amigo, eu sou daquele tipo de torcedor que canta o hino de cor e salteado, de pé e com a minha mão estendida no peito, dando de mim o melhor, fazendo até mesmo o impossível.

 

Minha casa é meu santuário, onde me ajoelho e por tudo suplico, peço. Tá certo que cada um de nós tem nesta vida momentos de agruras, que controlamos nossos sentimentos para não demonstrar tanto nossas amarguras, e evitarmos por tudo que nos dê um troço diante de tanta emoção quando de fato acontece o gol. E quando isso acontece. Não adianta nos confrontar tirando deste confronto toda a nossa merecida paz. Oh gloria!... A galera vem com a arquibancada abaixo, estremecendo todo o estádio. Só por causa de um gol.

 

Gol este que vemos ser o melhor de todos os tempos, o mais bonito de toda carreira, a maior façanha já vista. Porque esse gol, esse ponto, esta cesta, é aquele, é aquela que nos é inesperado, é aquele que acontece no momento de gana, de raça, de raiva, onde por suposto empregamos toda nossa emoção. Eu já sofri muito por ser torcedor. Eu já fui, lá no fundo do poço, também já sonhei diversas vezes com aquele que por ele eu torço. Realmente, eu sou Bahia dentre tantos outros clubes que traz uma cruz de malta, ou porque não um timão que nos faz tanto chorar, e logo nos enche de brio. Sou Flamengo porque tenho uma nega chamada Teresa e que me dar todo apoio que um santo pode receber. Sou aquele São Paulino, Sou Remo, sou Paisandu, sou aquele que ama e que torce se tudo pode ser tão comum como ser este que por tudo quer.

 

E mediante aquele Fla x Flu, o bom mesmo é ser pó de arroz, estar tranquilo, dentro da área, nessas horas defendendo o que mais nos interessa. Ter a frente o Ibis, o Duque de Caxias, ou simplesmente o Miramar Futebol Clube, diante de mais uma história. Ser torcedor é ter garra, é ter certa convicção, é ter determinação, é ser antes de tudo humilde, é ter verdadeiramente paixão pelo que faz, um amor roxo em qualquer ocasião. Mesmo que depois nos encontremos em alguma esquina, tremulemos mediante todos a nossa bandeira e num só instante entremos em algum boteco só para comemorar aquele resultado dado naquele momento em que de certo modo nos confrontávamos querendo desde então obter um bom resultado, mas depois nos uníamos como sendo verdadeiros irmãos.

 

E quando de fato nos juntávamos comentávamos sobre o gol de Romário, você lembra-se disto? ... Hoje este se encontra na câmara dos deputados, espero que por lá ele faça a alegria da nossa gente, do nosso cidadão com alguns outros gols. Mas, também podemos perceber que temos hoje em dia Robinho, Neimar, Alexandre Pato, e Ganso. Sem falar noutros tantos atletas que logo nos mostrarão seus peitos repletos de medalhas. Todos estes vestindo suas camisas, não importando qual seja a cor, o importante é que quando, na nossa honrosa canarinho, estejam os mesmos fazendo gols para voltarmos aqui e juntos podermos celebrar de novo nesta mesma interação mediante esta imensa torcida, que tanto torce e que mesmo assim ganhando ou perdendo damos asas à imaginação e força ao coração por ser diante de todos, mais um torcedor.

 

É cesta!... É ponto!... Já estamos no final do terceiro tento. É gol mais uma vez!... Daqueles que ficamos alegres por conquistar com este mais uma colocação nestes campeonatos de norte a sul, leste a oeste, sudeste e centro oeste. Não nos importa. E por ter conseguido ter feito este gostaria de ofertar a todos nossos torcedores que vem aos estádios uniformizados com as cores do seu clube e passa para tantos uma paz desejada e infinita. E assim o pretendido triunfo do homem comum é celebrado por este veiculo, e por sua ideologia ao querer ser torcedor.