O LUGAR DE ONDE EU VIM …

 

   …..tem as montanhas mais verdes, o ar mais puro e onde cada luar é muito mais lindo que o da noite anterior.

  Nas noites com poucas nuvens parece que a grande maioria das estrelas se reúnem para abençoar aquela terra de gente simples, de gente boa, de quem sabe entender sem precisar explicar o porquê dos “uais” .

  Do lugar de onde eu vim o aperto de mão ainda é válido, a palavra é sagrada e o namoro, tem os carinhos, tem troca de flores e serestas apaixonadas.

  Tem    gado que pasta livre, tem comida de gente de roça e tem o aconchego de quem sabe abraçar. Lá o sol não é o mais quente mas aquece como um astro rei e o que se plantar nasce viçoso, com força e a beleza da pureza da terra.

   O lugar de onde eu vim sabe receber qualquer pessoa que tenha vindo de qualquer lugar e na simplicidade dos seus corações oferece a sala, a varanda e a mesa para os amigos, para os vizinhos e aqueles que acabam de conhecer, com a maior naturalidade.

  Quem nasce lá sabe o verdadeiro valor de ter raízes na terra, conhece o verdadeiro sabor do café mineiro e mesmo que não tenha tido a oportunidade de conhecer um mar de verdade, aquele de águas salgadas, sabe dar valor às águas cristalinas dos seus rios e ao sabor dos seus peixes.

   Do lugar de onde eu vim quem parte leva e deixa saudades e mesmo que esteja nos maiores e mais luminosos lugares do mundo, jamais deixará de ser mineiro, e ainda que esteja presente a mesa dos restaurantes mais finos, jamais esquecerá da comidinha caseira , algumas vezes e em situações muito especiais, cozidas em fogões à lenha com os temperos tradicionais desse povo gentil.

  No lugar de onde eu vim as crianças crescem brincando embora, não por culpa delas, poderiam conhecer  mais da vida , das  letras  e dos livros.     Mas, ainda assim, mesmo com as dificuldades que governantes bem intencionados encontram para governar um país continental, do lugar de onde eu vim inúmeras crianças cresceram e se transformaram em ilustres brasileiros.

  Do lugar de onde eu vim, muitas coisas surgiram e ultrapassaram fronteiras e alguns conterrâneos tornaram-se conhecidos mundialmente, isso sem contar aqueles que fizeram a nossa própria história. 

  Também pudera, numa terra que se planta com carinho e amor , naturalmente e com a calma e paciência de um bom mineiro os frutos, sejam de árvores ou de mães , só poderiam ser muito bons.

   Tenho saudades do lugar de onde eu vim e por uma serie de circunstâncias, por inúmeros imprevistos, não pude lá voltar e já faz um tempo que não sei contar na ponta dos dedos.

  Hoje, vi uma fotografia das montanhas verdes do lugar de onde eu vim e não posso negar que bateu uma saudade muito forte. Muito forte mesmo .

  O engraçado é que diz a lenda que para um bom mineiro distâncias não existem mas, no meu caso, a distância que me separa do lugar de onde eu vim é muito grande. Às vezes a saudade me incomoda e ultimamente tem me incomodado muito mais.

  E me incomodou tanto que decidi nos próximos dois ou três meses passar uns quinze a vinte dias pisando na terra do lugar de onde eu vim.

  E quando menciono pisar na terra quero dizer andar descalço, sentir o cheiro de grama molhada, ficar embevecido, completamente deslumbrado com o mais lindo por do sol que já vi na minha vida.

  Significa também comer vários pães de queijo com o verdadeiro sabor das coisas boas daquela terra abençoada, além de poder parar um tempo para prosear com os conterrâneos.

  Sim ,  porque mineiro não conversa e nem troca ideias, apenas troca uns dois dedinhos de prosa ,que na verdade podem durar horas. E como isso é uma delicia. !

  A verdade mesmo é que o lugar de onde eu vim jamais vai sair do meu coração. Apesar de tantas coisas boas e inesquecíveis vividas depois que saí de lá, não vou negar que minhas melhores e mais doces lembranças são do lugar de onde eu vim.

  Claro que não posso reviver o passado e para falar francamente, nem quero. Minha intenção é viver o presente, voltar ao lugar de onde eu vim que certamente hoje já é outro na aparência, nos decalques , nos holofotes e nos anúncios mas com certeza, no seu âmago ainda mantém suas mais lindas tradições e costumes.

  Por isso, quero e vou voltar para o lugar dos meus sonhos, o lugar de onde eu vim.....



                               *********


         .....esta crônica foi originalmente publicada em 02/07/2010 e por insistência de uma querida amiga, resolvi trazer de volta.....




 

 
(.....imagem google.....)

WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 16/10/2011
Reeditado em 16/05/2013
Código do texto: T3280679
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.