Uma grande diferença
 

Na cidade em que nasci, Arantina, na Bacia do Rio Grande, foi que eu aprendi a ler, a ler e a ler. Não cometi aqui nenhum erro de repetição, foi isso mesmo que quis e escrevi – aprendi a ler, a ler e a ler,  porque embora se escrevam da mesma forma, usando os mesmos caracteres, ou seja, as letras, existe uma grande diferença entre ler, ler e ler, diferença que eu logo descobri, não tivesse eu nascido na cidade que viria um dia a fazer parte do Circuito das Montanhas Mágicas da Mantiqueira, embora na época eu nem soubesse o que seria um circuito, mas já conhecesse bem o encanto daqueles morros que circundavam o pequeno arraial.
 
Ler é fácil, quase todo mundo pode aprender embora existam muitas pessoas que ainda não conseguiram ou porque não tentaram ou porque não cumpriram com ela a obrigação mínima devida a um cidadão de primeira classe que é o que todos deveriam ser com os mesmos direitos e deveres. Basta juntar as letras e formar palavras que podem  ser bonitas ou feias,  isso não importa, embora eu sempre tenha preferido as bonitas. Não me lembro  como foi que aprendi a fazer isso porque embora bem cedo tenham me colocado na escola para aprender o b a ba, quando isso aconteceu eu já sabia bem como fazer e achava até enfadonho ficar ali falando ba be bi bo bu, ca, ce, ci, co... Acho que foi aí que comecei a aprender que havia palavras belas e palavras não tão belas, mas que todas eram necessárias para dar nomes as coisas que Deus criara e das quais o homem se apropriara, inclusive nomeando. Ler também não é difícil porque basta juntar as letras e compreender o que as letras realmente dizem e  é aí que realmente aprendemos, quando nós lemos que podemos chupar a manga e não colocamos na boca o pedaço de pano que cobre nosso braço. Isso embora não seja difícil até parece que é, porque tem gente que diz saber ler, que é considerada alfabetizada, mas é incapaz de compreender a mínima ordem que lhe foi dada através da leitura e se leu que a manga é uma delícia principalmente quando está amarelinha é bem capaz de experimentar abocanhando a manga da blusa da vizinha  que veste uma roupa amarela o que certamente vai trazer muita confusão.

Mas ler... Ah, ler é outra coisa... É pura magia e nos transporta para um mundo especial. Também nada tem de difícil, mas é preciso começar bem cedo, ler bem devagarinho e parar aqui e ali para saborear as imagens que brotam das palavras, transformá-las as em sonhos e voar com elas como se fossem um tapete mágico.