USE INTERNET COM MODERAÇÃO

O sonho dourado de todos os pais é comprar um computador para os filhos. Os que não conseguem comprar ficam até mesmo angustiados, como se sem o computador os filhos fossem ficar isolados do mundo, despreparados, sem serventia em um mundo cada vez mais informatizado.

Como o menino fará pesquisas para o colégio? É a grande questão. Em parte isso é verdade, o computador e a internet são ferramentas muito importantes, indispensáveis nos dias de hoje, porém se você ainda não tem o dinheiro suficiente ou não possui o crédito para parcelar o seu computador, em dez vezes sem juros, não se apavore, seu filho pode ter salvação. E para você que deu um computador a cada um dos seus filhos e está completamente despreocupado com a educação dos seus pimpolhos totalmente digitais, é melhor repensar um pouco os usos e abusos da internet.

Vamos partir de uma situação. O computador chega da loja, a criança encantada espera ansiosa pela instalação. Quando o computador é instalado, o menino de nove anos se senta em frente à tela, uma hora depois o menino já tem uma conta no orkut e está com suas primeiras plantações na mini-fazenda, possui até umas vaquinhas. O seu café mania está montado com algumas mesas. Duas horas depois, o menino está no twitter, é seguidor de Luana Piovani, Rafinha Bastos, Luciana Gimenez, Luciano Huck, que são grandes deformadores de opinião, além de todas as subcelebridades existentes, das mulheres frutas aos exs BBBs. E também está seguindo o seu coleguinha de turma que aos dez anos escreve a cada vinte minutos no twitter “ vou comer”... “meu pai chegou, que droga”... “meu coração por ti gela (ou tijela)” e outras frases de efeito. Três horas depois, o menino já está no facebook, as informações estão na rede, nome, idade, telefone, fotos do pai, da mãe de biquíni, intimidade e privacidade não existem mais nos dias de hoje. Quatro horas depois, o menino já está no badoo, a procura de um relacionamento sério, moças de 10 a 80 anos mandam fotos na maioria das vezes de artistas de filme italiano que ninguém conhece. Horas depois, o menino sabe até onde o cão dorme, como dizia minha saudosa bisavó. Algumas horas depois, o menino leu todas as notícias inúteis que só são vinculadas na internet. Já sabe que a mulher mais peituda do mundo colocou dez litros de silicone em cada peito, que o maior comedor de cachorro quente ganhou o título depois de comer 60 cachorros quentes em um minuto. Coisas importantíssimas para a formação intelectual de uma pessoa.

O menino depois de todas essas peripécias vai fazer a pesquisa para o colégio (para os pais objetivo principal da compra do computador). A pesquisa é sobre as placas tectônicas. Ao digitar placas no google já aparece as opções, placa de ferro, placa de aço e as placas tectônicas, o site de busca não deixa nem o menino escrever a palavra toda, então ele copia o conteúdo da pesquisa no word e pronto a mágica está feita, o menino sem mesmo saber escrever a palavra tectônicas faz um trabalho inteiro sobre as mesmas.

A esperança dos pais, de formarem novos gênios cai por água abaixo, ou você acha que Machado de Assis, Castro Alves, José Lins do Rego, Stendhal, teriam escritos suas obras primas se passasem o dia inteiro na internet? Tenho certeza que não.

Não pense que eu sou inimiga da internet, eu mesma sou uma pessoa conectada, tenho orkut, email, visito alguns sites, porém não vivo em função disso, nem acho que todo o meu conhecimento ou relacionamentos pessoais só existam em função da internet. A internet tem sites maravilhosos, com revistas antigas, jornais para pesquisa, pode-se até visitar museus por meio da internet. Seria uma boa aliada na educação das pessoas que cultivassem a leitura e a escrita, e percebessem que a vida existe nos livros, na rua, na conversa com as pessoas conhecidas.

Quanto ao menino de nove anos...

Nadja Claudino
Enviado por Nadja Claudino em 17/10/2011
Código do texto: T3281740