Um Eco Global

Um movimento surgido em Nova York, com o slogan “Occupy Wall Street” ecoou por todo o mundo, com manifestações em países da América, Europa e até da Ásia, a exemplo do Japão, que também aderiu ao movimento, tendo em vista a influência que o centro financeiro dos Estados Unidos exerce sobre a economia mundial.

Imaginemos um movimento similar, aqui no Brasil, com o slogan “Ocupem a Esplanada dos Ministérios”, com o propósito de combater a corrupção. Certamente se espalharia por todo o Brasil e serviria de alerta aos gestores públicos que se locupletam das funções para a prática da corrupção. Já existe uma gritaria geral, quanto aos ocupantes do Congresso Nacional, onde se exerce o poder legislativo. Mas o resultado final da corrupção ocorre no poder executivo, que executa as obras. E haja superfaturamento, desvios e mais desvios de verbas, comissões disso ou daquilo, e o rombo vai ficando cada vez maior.

Um povo civilizado não deixa que a fiscalização fique restrita a órgãos específicos, como os Tribunais de Contas, mas à população em geral. A voz das ruas tem efeito multiplicador e causa maior impacto na busca de uma causa. Que tal um chamado a toda a população para empunhar essa bandeira?

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 17/10/2011
Reeditado em 17/10/2011
Código do texto: T3281873
Classificação de conteúdo: seguro