UM MAESTRO MUITO ENGRAÇADO

Conheci o Maestro Roberto Egers nos estúdios da Rádio Farroupilha aqui de Porto Alegre. Além da regência da grande orquestra da rádio ele também era, na ocasião, encarregado de ensaiar os cantores.

Foi num desses ensaios que ele me ouvindo disse:

"-Guri,tu tens uma voz bonitinha! Não queres estudar canto?"

Eu imediatamente aceitei o convite uma vez que já estava sentindo necessidade em me aprimorar nesse sentido.

No dia e hora acertados, fui à casa do Maestro.

Quando apertei a campainha ele surgiu a porta e ao invés de me cumprimentar puxou um catarro lá do fundo dos pulmões e escarrou o dito cujo alí mesmo no canteiro do jardim enquanto apertava a minha mão.

Ao entrar na sala de estudo observei que haviam vários quadros com fotografias de músicos. Entre elas uma foto do maestro abraçado ao famoso e prestigiado Maestro Radamés Gnattali.

Iniciando a aula ele me ensinou a fazer exercícios respiratórios para depois passarmos para os exercícios de escala vocal.

Numa dessas aulas ele me disse que a minha voz era classificada como tenor ligeiro, coisa que eu nem suspeitava que existisse pois só conhecia o registro de tenores, sopranos e barítonos.

Em seguida ele me convidou pra fazer parte da ópera de sua autoria intitulada "Farrapos". Eu agradeci justificando que não tinha interesse na carreira lírica mas sim aprimorar-me no canto popular.

Muitas vezes pra aprender mais um pouco eu ficava assistindo as aulas dos outros alunos.

Numa dessas o Maestro passou a conduzir um aluno a fazer exercícios de escala vocal. Como o rapaz não sustentava as notas direito, o Maestro começou a ficar irritado e lá pelas tantas disse:

"-Sustenta estas notas rapaz! Tu pareces um sapo escorregando na lagoa!"

O rapaz nada dizia.

Em seguida o Maestro colocou uma partitura de uma música italiana no piano e mandou que ele cantasse.

O rapaz começou a cantar mecanicamente. Sem a mínima emoção.

Foi aí que o Maestro lascou:

"-Canta direito rapaz! Canta com emoção!"

Como o rapaz nada dizia o Maestro irritado perguntou:

"-Tu nunca tiveste uma namorada? Uma amante?"

Como o aluno nada respondia ele disse:

"-SABE DE UMA COISA? EU ACHO QUE TU ÉS UM TREMENDO CABAÇUDO!"

Gilberto Stone
Enviado por Gilberto Stone em 20/10/2011
Reeditado em 14/07/2021
Código do texto: T3288347
Classificação de conteúdo: seguro