VIVAS AO DIA DO POETA... Á POESIA EM MINHA / NOSSAS VIDAS!

"Nunca se afaste de seus sonhos, pois se eles se forem, você continuará vivendo, mas terá deixado de existir".

Charles Chaplin

 
E um dia, lá atrás no tempo, sob feixes de luz meio pálidas, sulcando folhas secas, brancas, de caderno brochura, e outras meio pardas dos papéis de pão fui revelando-me aos poucos...
Letras toscas, palavras roucas, que saídas de minha alma, de meu coração, queriam ser, mesmo imperfeitas, poesias...
Foi com o tempo, que aprendi que poesia não era o que escrevi emborcado na mesa...
Com o tempo percebi que aqueles velhos escritos, lamentosos gritos, de minha solidão, poderiam sim, serem poesias...
Afora exercícios de meta linguagem, enquadramentos nesta ou naquela corrente literária, beirando até um pouco de presunção, sou poeta!
Pois, creio fortemente, sinceramente, que a poesia é bem mais do que fora escrito, nesta ou noutra formatação...
A poesia é bem mais do que vocábulos que mudam ao sabor do conhecimento de seu escritor!
A poesia esta entre as linhas, entre os versos, as estrofes de qualquer poema!
Sou poeta sim, e neste dia comemoro juntamente com outros, tão iguais a mim, e tão diversos de mim mesmo... Somos assim facetas multicoloridas, diversificadas, somos pontos de vista, modos de sentir, uma mesma realidade que a todos abarcam, seduzindo, encantando, causando medos, e espantos vários...
Desde muito cedo estranhei-me deveras... Sofria e chorava, ao sabor de mínimas provocações...
E sofria diante de provocações extremas... Quase desesperadamente!
Mesmo as minhas relações pessoais, sofreram influência desta postura diante da vida, e dos mistérios de se viver...
Prós e contras, como a luz e as trevas, digladiaram loucamente dentro de meu ser...
Foi necessário uma busca intima por um toque de realidade, para equilibrar esta  equação intima...
Realidade! O que seria isso?
No frigir dos ovos, a minha realidade se constitui em estar ao lado de meus pares poetas e poetisas... Numa troca diária de impressões, por vezes imprecisas...
É ir em busca de outros que acanhados, temerosos, bloqueiam os próprios pensamentos, e de certa forma, moldando seus sentimentos através de fatores externos a si mesmos...
Vou com meus textos, em busca de sensibilidades, e tenho colhido não raras vezes, reações surpreendentes... E após a leitura de minhas letras, tenho recebido testemunhos enriquecedores, admiráveis, de meus leitores ocasionais...
E assim, é assim que tenho me sentido vivo!
E assim, é assim, que tenho cumprido a minha sina, o meu destino na vida!
Tenho sonhado, e tenho escrito... Plantado sementes, que aos poucos vejo germinar!
É por trilhar este caminho, que tenho encontrado meus pares... Aqueles que choram e que sorriem como eu... Só fico em dúvida, ou nem isso,com o teor de sal em nossas lágrimas, ou  o calor e a luz em nossos olhos e sorrisos...
E nesta crônica, quero mesmo é deixar bem claro e escancarado o meu amor por esta vida, a alegria por ter encontrado almas afins, que se incomodam com a dor alheia, se alegram com a felicidade dos outros, questionam e opinam sobre assuntos variados, exercendo o seu direito legitimo de pensar e de se expressar!
Homens e mulheres, que destemidos, não tem medo da exposição de si mesmo, que auto infringem para si!
Nesta semana, muito foi dito e escrito, sobre os poetas e suas poesias, mas peço licença para o poeta San Moreno, para alinhavar este escrito com as linhas claras do pensamento dele:

“Aos meus alinhados amigos poetas.
Feliz Dia do Poeta! Poesia, que coisa maravilhosa!
É o assunto que tenho prazer imenso de falar.
É deixar a alma aberta como uma janela escancarada para que o Sol entre, penetre e derrame dentro de sua alma todo o seu calor.
Isto é ser poeta!
Poeta é aquele que sente a vibração em todo o seu ser.
Sente passar em suas veias, não o sangue vermelho que corre, mas sim, a alma que vibra de amor pela Natureza, pelo Criador e pela essência da vida!
Ser poeta é agradecer a Deus pelos pés que caminham que podem desbravar esse mundo maravilhoso!
Pelas mãos que podem modelar e que podem acariciar!
Isto é ser poeta!"

Abraços fraternos a todos os meus pares, abraços fraternos a todos os nossos leitores!
 
Edvaldo Rosa
20/10/2011
www.sacpaixao.net