DANDO MILHO AOS POMBOS

SOU DA DÉCADA DOS BEATLES, HIPPIES, PSICODÉLICOS, CORTE DE CABELO PIGMALEÃO, A NOVELA "O DIREITO DE NASCER", AINDA DIVULGADA PELO RÁDIO, NAMORAR DE MÃOS DADAS SENTINDO AQUELE FRIO NA ESPINHA QUANDO LEVEMENTE ACARICIADA, DANÇANDO AO SOM DOS BEATLES, ELVIS PRESLEY, CAETANO VELOSO E TODA A TURMA DA JOVEM GUARDA. FUI CRIADA NUMA CIDADE ONDE AS LUZES ERAM APAGADAS ÀS NOVE E MEIA DA NOITE. RARÍSSIMOS CARROS EXISTIAM, OS MAIORES MEIOS DE TRANSPORTES PARA OS MAIS -OU- MENOS AFORTUNADOS ERAM: BICICLETAS, CHARRETES, E ANIMAIS DE MONTARIAS. AOS ONZE ANOS CAVALGUEI EM BELOS CAVALOS E, CONDUZI CHARRETES; JOGAVA FUTEBOL DE SALÃO, VOLEI, BAMBOLEAVA, JOGAVA TRIÂNGULO, E PRATICAVA TIRO AO ALVO, NAS FESTAS DA PADROEIRA, TODOS OS ANOS.

MEU PAI, COMO TODO BOM CIDADÃO BRASILEIRO, TRABALHAVA ESFORÇADAMENTE PARA MANTER SUA FAMÍLIA, O SEU TRABALHO, E TINHA SUAS PREFERÊNCIAS POLÍTICAS; ALGUMAS VEZES PODIA DECLARAR EM QUEM VOTARIA OU A QUEM APOIARIA. VOTAVA E SE REGOZIJAVA COM A VITÓRIA. AS VEZES SEU CANDIDATO ERA DERROTADO, ELE SE ENTRISTECIA E FICAVA AMARGANDO A DERROTA POR ALGUM TEMPO, DEPOIS SE ACOSTUMAVA E TOCAVA A VIDA NORMALMENTE; DE VEZ EM QUANDO DANDO SUAS OPINIÕES, BEM COLOCADAS, E, CRÍTICAS BEM ACENTUADAS! ASSISTI MUITOS COMÍCIOS E PARTICIPEI DE MUITAS CARREATAS.

FUI CRESCENDO OUVINDO DIVERSOS TIPOS DE OPINIÕES. APRENDENDO SOBRE OS DIVERSOS REGIMES GOVERNAMENTAIS QUE DOMINARAM E DOMINAVAM O MUNDO. APRENDI QUE EXISTIA O GOVERNO REPUBLICANO, A OLIGARQUIA, A ANARQUIA, O COMUNISMO, O SOCIALISMO, A DEMOCRACIA, E MUITOS REGIMES MAIS. ATÉ O DIA QUE OUVI A PALAVRA: REVOLUÇÃO/ DITADURA. PERGUNTEI-ME: O QUE É DITADURA? NA MINHA INSIGNIFICÂNCIA CONCLUI: "DITADURA DEVE SER: REGIME GOVERNAMENTAL DURO! PALAVRA DURA, ORDEM DURA, GOVERNO DURO, PODER DOMINADOR E INEGOCIÁVEL, QUE NÃO PERMITE AO CIDADÃO, SEQUER O DIREITO DE EXPRESSAR SEUS PENSAMENTOS OU OPINIÕES!" FUI CRESCENDO, APRENDENDO A OUVIR E ENTENDER O SIGNIFICADO DO SURPREENDENTE REGIME QUE SE ALASTRAVA E IA DOMINANDO AS MASSAS.

DESDE A MAIS TENRA IDADE ME APAIXONEI PELA PESSOA MAIS LINDA DO MUNDO! " A LIBERDADE". APRENDI A CANTAR O HINO NACIONAL, E CANTAVA-O RELIGIOSAMENTE, TODOS OS DIAS, COMO REZAVA O PAI-NOSSO. APRENDI E CANTAVA MUITO BEM O HINO DA BANDEIRA BRASILEIRA , O HINO DA INDEPENDÊNCIA E OUTROS HINOS MAIS! QUANDO DAVAM INÍCIO AOS MOMENTOS DEDICADOS À NOSSA PÁTRIA, EU CANTAVA COM AMOR E EMOCIONAVA-ME ATÉ AS LÁGRIMAS; ALIÁS, AINDA HOJE ME EMOCIONO.

PATRIOTA APAIXONADA E VIBRADORA QUE PESAVA O SENTIDO DE CADA PALAVRA PRONUNCIADA, E SABIA, REALMENTE, O SEU SIGNIFICADO E DEVIDO VALOR!

MINHA PAIXÃO PELA LIBERDADE TORNOU-SE AVASSALADORA E QUASE ME CONSUMIU; ATÉ QUE UM DIA FOI SE TRANSFORMANDO EM AMOR. PERDEU AQUELAS CARACTERÍSTICAS PREDOMINANTES DA PAIXÃO E FOI TOMANDO FORMA DEFINIDA, DEFINITIVA, PODEROSA, DOMINADORA, COM LIMITES E EXCEÇÕES, COM DESVELOS E RACIONALIDADE. SEMPRE RESPEITANDO E SENDO RESPEITADA NA SUA E NA MINHA INDIVIDUALIDADE. OUVI MUITOS PROTESTOS, ACOMPANHEI MUITOS ACONTECIMENTOS, PORÉM, NEM TODOS NOS CHEGAVAM POR INTEIRO. FALTAVAM PEÇAS NO QUEBRA-CABEÇA. AO ATINGIR A IDADE ELEITORAL NÃO ME FOI CONCEDIDO O PRIVILÉGIO DE VOTAR, DE ESCOLHER O MEU CANDIDATO QUE IRIA ME REPRESENTAR NO CONGRESSO NACIONAL. COMO MEUS PAIS FAZIAM ANTES, QUEDEI-ME INDIGNADA E DETERMANDA A DESCOBRIR QUAL O MEIO DE MANIFESTAR O MEU PROTESTO.

NA UNIVERSIDADE, FUI TOLHIDA, MUITAS VEZES POR FORÇAS DAS CIRCUNSTÂNCIAS. ACREDITAVA-MOS, TODOS NÓS, QUE UM DIA CONSEGUIRÍAMOS MUDAR O JOGO,VERÍAMOS NOSSOS FILHOS E NETOS BRINCANDO LIVREMENTE NAS PRAÇAS E CALÇADAS, NAS PRAIAS E LOGRADOUROS PÚBLICOS, ONDE NÃO EXISTIRIAM RESTRIÇÕES INEXPLICÁVEIS, VIOLÊNCIA DESENFREADA E DESCONEXA. ONDE A PAZ REINARIA, CONFORME OUVÍRAMOS TANTAS VEZES EM MUITOS E MUITOS DISCURSOS DAQUELES QUE COMBATIAM AQUELE REGIME DOMINANTE.

FINALMENTE CHEGOU A TÃO ALMEJADA DEMOCRACIA! DEMOCRACIA. DEMOCRACIA? AFINAL O QUE SIGNIFICA, MESMO, A PALAVRA DEMOCRACIA? O QUE É DEMOCRACIA? NÃO ME INTERESSA QUAIS SÃO OS TERMOS LEGAIS PARA DEFINI-LA, PARA MIM ELA TEM UM SIGNIFICADO PRÓPRIO. PARA MEU LINGUAJAR, PARCO E SIMPLÓRIO, DEMOCRACIA SIGNIFICA: "DE MÃOS DADAS. SEM PRECONCEITOS, SEM BARREIRAS E SEM DISTINÇÃO DE RAÇA, TRIBO, NAÇÃO, COR, CLASSE SOCIAL,! RESPEITO PELA INDIVIDUALIDADE. LIBERDADE DE AÇÃO, DE PENSAMENTOS. DIREITO DE IR E VIR; DE VIVER COM DIGNIDADE; DE ESCOLHER SEU REPRESENTANTE LEGAL QUE VAI EXPRESSAR OS SEUS SENTIMENTOS E OPINIÕES; QUE VAI LUTAR PELO BEM COMUM; CONTRA A BANDALHEIRA, A CORRUPÇÃO, A ROUBALHEIRA, O ASSALTO A MÃO ARMADA E A MÃO ESCONDIDA, COMO A MÃO DO GATO QUE DÁ O BOTE E ESCONDE AS UNHAS;QUE VAI EXERCER COM DIGNIDADE E SEM INTERESSE PRÓPRIO O BEM ESTAR SOCIAL DA COMUNIDADE POBRE E CARENTE, MAS QUE, COM DIGNIDADE TRABALHA PARA SOBREVIVER E SUSTENTAR SUA FAMÍLIA SEM PRECISAR DE ESMOLAS MIGALHADAS; QUE CONCEDE AOS SEUS FILHOS A OPORTUNIDADE DE MOSTRAR QUE É CAPAZ E SABE O QUE QUER, LUTA PELO QUER E RECEBE UM DIGNO SALÁRIO POR TER MERECIDO E GALGADO CADA PATAMAR RACIONALMENTE! QUE RESPEITA O CIDADÃO QUE TIRA DA TERRA, QUE DEUS LHE DEU, O SEU SUSTENTO, QUE NÃO PRECISA IMIGRAR PARA A CIDADE, ONDE VIVERÁ MISERAVELMENTE, VENDO SEUS FILHOS SE PROSTITUIREM E SE ENVOLVEREM COM O TRÁFICO DE DROGAS, COM ASSALTOS A MÃO ARMADA, OU ROUBOS E FURTOS EM GERAL.

EU SONHEI E CONTINUO A SONHAR COM UM PAIS, QUE POR SER RICO, EM OURO, PRATA, DIAMANTES,AÇO, COBRE, MANGANÊS, URÂNIO, RUBIS E OUTRAS PEDRAS PRECIOSAS, OUTROS METAIS PRECIOSOS,PETRÓLEO E UMA FLORESTA GIGANTESCA, PODERIA GARANTIR O NOSSO PRESENTE E O NOSSO FUTURO. EM RESUMO; MUITO OURO! OURO AMARELO! OURO VERDE! OURO NEGRO!

NUNCA IMAGINEI QUE NOSSAS RIQUEZAS ACABARIAM! OU PASSARIAM A PERTENCER A UM PEQUENO GRUPO DE PODEROSOS! ONDE ESTÃO AS TUAS MINAS GERAIS? AS TUAS FLORESTAS E MATAS TROPICAIS? A QUEM PERTENCEM? COM QUEM ESTÃO? E O TEU PETRÓLEO PARA ONDE VAI OU PARA ONDE FOI? FICOU INVISÍVEL?

ACREDITEI E CONHECI UM PAÍS "GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA!" DE UM POVO HERÓICO E DE BRADO RETUMBANTE; QUE DEIXOU-SE VENCER PELOS DEGREDADOS QUE CONSEGUIRAM APAGAR A LUZ DO SOL DA LIBERDADE EM RAIOS FÚLGIDOS QUE INSISTIA EM BRILHAR NO CÉU DA NOSSA PÁTRIA A CADA INSTANTE!

EU QUERO O MEU BRASIL DE VOLTA,EU NECESSITO DELE COMO O AR QUE RESPIRO! QUERO VER NOSSA BANDEIRA ASTEADA, LÁ ALTO, IMPONENTE, IMPERANDO A "ORDEM E O PROGRESSO!"

EU QUERO ANDAR PELAS RUAS TRANQUILAS DA CIDADE, ONDE NÃO HAVERÁ BALAS PERDIDAS, SEQUESTROS RELÂMPAGOS, ASSALTO A MÃO ARMADA, CRIANÇAS DESAPARECIDAS, ESPANCADAS, ABUSADAS! MULHERES ASSASSINADAS . LOUCURA NO TRÂNSITO.

EU QUERO VER MEUS NETOS CORRENDO A BRINCAR DE ESCONDE ESCONDE; OUVIR OS CANTOS DOS PASSARINHOS E O CHILRREAR DOS PINTAINHOS.

EU QUERO O MEU MUNDO LINDO E COLORIDO, ENFEITADO PELAS FLORES DO CAMPO,, O CHEIRO SUAVE DA TERRA, O SOL BRILHANDO E O LINDO ARCO-ÍRIS COMPLETANDO A BELEZA DO LUGAR! EU QUERO TER UM MILHÃO DE AMIGOS, GRITANDO: LIBERDADE! LIBERDADE! LIBERDADE! NÃO QUERO, NÃO ACEITO E NÃO CONSIGO ME IMAGINAR UMA VELHA OMISSA,SORUMBÁTICA, SENTADA NAQUELA PRAÇA, INCONFORMADA POR NADA TER FEITO, IRRESIGNADA COMO TANTOS OUTROS, DANDO MILHO AOS POMBOS!!!

Dodora
Enviado por Dodora em 22/10/2011
Código do texto: T3291256