PRA QUE MEDO DE DENTISTA?

   Lembro hoje com arrependimento o erro que cometia quando criança, pois minha mãe me orientava para que eu escovasse os dentes pelo menos uma vez por dia. Para que escovar meus dentes? A mim parecia muito cômodo apenas bochechar água na boca. Eu praticamente ignorava seus conselhos e, quando diante de muita insistência, me trancava no banheiro, abria a torneira da pia para que minha mãe pensasse que estava a escovar os dentes e depois colocava um pouco de creme dental na língua para ficar com hálito de suposta higiene bucal.

   Bem sei o quanto hoje me arrependo. Naquela época não havia tanta informação como agora e tantos produtos com os quais podemos contar na prevenção de afecções orais e dentárias. Aliado ao comodismo na higiene oral associou-se o fato de que não podia dispor de alimentação adequada rica em elementos que prevenissem o aparecimento de doenças no trato oral. Além disto, o tal “medo de dentista” e do barulho do “motorzinho” que só de pensar nele a gente suava frio. Os anos passaram e logo na adolescência comecei a apresentar cáries e outros danos devido à minha negligência e desinformação na com relação à minha higiene dentária e sofri com isso. Já rapaz, tive que fazer tratamentos sérios em virtude do surgimento de cáries e outros comprometimentos.

   Sofri muito em conseqüência de tanto tratamento, mas era preciso. O fato é que não tive oportunidade de participar de um programa de prevenção, como hoje existe. Ia-se ao dentista antigamente só quando não se tinha mais outro jeito. Era arrancar o dente e resolver o problema. Passei por muitos dentistas que apesar do meu medo, foram de extrema importância para que eu pudesse pelo menos atenuar o comprometimento a que vinha sendo vítima. Hoje diante de tantos recursos e de tantas informações sobre prevenção, de tantos profissionais capacitados e bem formados, não vejo necessidade de relaxar na condução de uma boa saúde bucal.

   Fios e fitas dentais, cremes dentais ,cada vez mais sofisticadas e específicas, e tanta informação! Temos tudo hoje em dia para se ter uma dentição sadia. Além disso, a ida ao consultório dentário não deve ser mais como antigamente e sim periodicamente como forma de manutenção e prevenção de uma boa qualidade da saúde bucal. Seja cuidadoso com seus dentes. Cuide deles e serão sadios por toda a vida. Veja seu dentista como um amigo que só quer o seu bem e o trata com carinho e atenção. Vá regularmente ao dentista para cuidar dos seus dentes ou apenas para um tratamento preventivo. Lembre-se: muitos problemas de saúde podem ser evitados com uma dentição sadia.


Este texto está protegido por lei. Reservados os direitos autorais.
Proibida a cópia ou a reprodução sem prévia autorização.

www.ramos.prosaeverso.net
http://www.avspe.eti.br 
http://www.poetasdelmundo.com/verInfo_america.asp?ID=3203
  
Cônsul POETAS DELMUNDO – Niterói – RJ
Valdir Barreto Ramos
Enviado por Valdir Barreto Ramos em 24/10/2011
Código do texto: T3295942
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.