Tratar bem os de casa. A coisa começa por aí. Muitos alegam que a casa é o lugar mais difícil para cumprir o dever de tratar bem as pessoas, pois os conflitos são muito freqüentes. Ora, se os conflitos são muito freqüentes, isto significa também que as oportunidades de tratar bem são mais freqüentes, pois é na hora difícil que se mostra a fibra de quem sabe o que quer.
            É natural que a casa concentre conflitos. Não dá pra brigar com quem mora longe. Pra eu brigar com um chinês que mora na China é complicado. A começar do custo da viagem. Nossos conflitos acontecem ao nosso redor. E esse é o nosso campo de ação. Nossa casa é o mais próximo de todos os arredores. É ali que a coisa começa.
            Mas não para ali. Nosso ambiente de trabalho é outro circuito onde podemos exercer o bom trato Já pelo relacionamento respeitoso e pela compreensão, como também, e principalmente, pelo apoio aos colegas subordinados ou superiores, em lugar da competição e da inveja. E isto, da competição e da inveja, acontece com lamentável freqüência. E não é coisa boa.
            Quando mesmo em horas difíceis, tratamos alguém com delicadeza e atenção, esse alguém continua seu caminho levando dentro de si algo de nós, como se a chuva regasse o seu chão e as flores fossem mais belas.