EFEITOS COLATERAIS DA LIBERDADE DE ESCOLHA

Quem disser que Deus sabia dos efeitos colaterais de Sua Criação, está certo, mas a Criação de Deus não produz efeitos colaterais, como se a ação de Deus os produzisse. Os efeitos colaterais resultam das ações das criaturas inteligentes que Ele criou e às quais deu liberdade de escolha entre o bem e o mal. Deus não as criou para agirem mal, deu-lhes, liberdade escolher e elas escolheram agir mal. Ele, porém, as instruiu quanto a melhor forma de agir.

Quanto a escravidão no Brasil, que um leitor usou como argumento para refutar a liberdade de escolha que dissemos que Deus deu a todo ser humano, não se pode ver o direito de escolha dos negros escravizados, embora muitos escolheram mudar sua situação e mudaram com muito custo. O engenheiro André Rebouças e seu pai, que viveram em plena escravatura, no século XIX, são um bom exemplo disso. Entretanto, a escolha dos povos africanos está muito mais no passado, da mesma forma que as escolhas dos outros povos pagãos que escolheram deuses impossíveis e cultos tirânicos e se exterminaram mutuamente. De igual modo, os árabes, escolheram uma filosofia religiosa um pouco diferenciada e vivem da forma que vivem. Há cristãos, porém, bem centrados na estreita prática das Escrituras, que tornaram-se referência em convívio social e relações humanas, saúde e longevidade, destacando-se, inclusive, mundialmente nas ciências médicas. E, ao contrário do que dizem, ninguém é fruto do ambiente, pois senão não haveria ateus únicos na família e Abraão não teria saído de uma terra de cultura pagã para ser monoteísta, adorador do Único Deus.

O que há de mais certo no mundo é que tudo o que sofremos ou fazemos nossos descendentes sofrerem resulta de nossas escolhas, sejam as recentes, sejam as antigas ou as extremamente antigas. Entretanto, embora possamos ser originários de famílias e culturas antigas, sempre nos é oferecida a oportunidade de escolher pensar e ser diferentes. E o mundo está cheio de histórias de pessoas que escolheram isso e seguiram outros caminhos que não os de seus antepassados. Algumas dessas pessoas até influenciaram na mudança de muitos de seus parentes. Os ateus são uma prova disso, pois até poucos séculos atrás eles não existiam.

Wilson do Amaral