Brasil se escreve com... Paixão!

Brasil se escreve com...

desvios, caminhos tortuosos, povo violado... Como podemos aceitar que o Brasil, de brava gente, carismático e de misturas mil possa viver a duras penas, esfacelado na sarjeta da desinformação e dos maus tratos?! É de indignar qualquer brasileiro! Eu, nas minhas lembranças de poeta, sempre uso da escrita e de histórias para resgatar parte disso tudo e amenizar um pouco tanto descaso e sofrimento... Li, uma vez, algo mais ou menos assim...Haveria uma festança no céu... A bicharada se alvoroçava, feliz, porque tinha sido convidada! O sapo, boca bem aberta, gritava oba! Oba! Oba! Os outros bichos que por ali passavam e viram a alegria do sapo, disseram que bicho de boca grande não iria entrar na festa de arromba! Imediatamente, o esperto sapo dissera,com a boca bem apertadinha e fazendo até biquinho, coitadinho do jacaré! Pode?! Mudam-se os bichos mas a história é a mesma, dinheiro do povo e mais e mais taxas e impostos que deveriam garantir pelo que se come, trabalha, respira, sobrevive, necessita! Simplesmente, esse tutu some na mão da turma de lá!

É realmente uma festa dos quintos do...! É gente eleita se fazendo de esperta! Hospitais que afundam em construções precárias e recursos insuficientes; cidades abandonadas por mãos que pouco se importam com o povo! Povo esse que é paciente demais! Até quando?! Em quem acreditar?! As eleições chegam e vão e o desenvolvimento de uma miséria é evidente! Pobre povo sonhador... cadê o verde e amarelo dessa Terra?! E o azul celeste de nossos céus ?! Cadê o brilho de nossa nação?! Sabemos que há exceções, temos também homens e governantes de bem! Pena que uma andorinha não faz verão sozinha! Perdoem-me os otimistas e radicais, não posso me calar! Há esperança nos homem; eu sei e sinto isso na alma de um poeta, de um músico, do pobre maltrapilho que vive debaixo das pontes e chama aquilo de casa! Nosso Brasil é de um povo bom que sempre crê e acredita! Não há nada mais indigno do que jogar sujo com gente brasileira que sustenta as pilastras da hipocrisia! Vamos acabar com as palavras que nos saltam aos olhos de forma tão grotesca! Corrupção, avareza, tristeza, fome, desrespeito, desamor, falsidade! Vamos por estas palavras no baú da consciência e esquecê-las na hora de pensar com carinho naqueles que, tão ternamente, acreditam em você! Amados políticos, sejam homens pra honrar seu compromisso com o povo e em nome dele! Sofre o menino na rua, nas drogas e nos becos... sofre a alma do poeta, sangra o povo brasileiro, num grito de socorro e desespero! Cabe a nós, abrir e tirar a cera que impede o som de chegar ao coração... A sabedoria traz ao homem de ações nobres, o privilégio de deixar um legado digno! Ninguém quer ser lembrado por delitos e registros borrados na pintura de nossa história! Políticos de bem, há algo muito precioso em jogo... a paixão! Isso mesmo, sejam apaixonados por tudo o que fazem! Amem esse povo como a suas famílias! Garantam a saúde, o futuro e o bem-estar de nossos filhosl! Amem, apaixonem-se dia-a-dia e devolvam em dobro, triplo, a esperança depositada nas urnas! Chega de escândalos ou então, pelo menos, aprendam com eles! Não sejam mais um sapo na festa do céu! Coragem! Pensem que o Brasil se escreve com “s” mesmo e “b” maiúsculo! Pátria idolatrada, salve, salve... Brasil!