O LENÇO DOBRADO.
 
 
A gente recebe muita coisa inútil pelo e-mail!
É propaganda, pornografia, humor libertino, cultura inútil, as malfadadas e ameaçadoras correntes, enfim um monte de nada!
Mas, em contrapartida, recebe-se também coisas muito interessantes, bons conselhos, ensinamentos, humor de primeira qualidade, piadas sutís, visões do mundo...
Confesso, mesmo, que quando fico sem a Internet me sinto perdido, atônito, inquieto, desconcertado e me vejo vagando pela casa, sem rumo.
Através da Internet ,o universo se abre na telinha; temos à nossa frente uma janela cósmica, um tunel do tempo, que põe dentro de casa , em tempo real, uma infinita gama de informações, antes completamente fora do nosso alcance.
Muitas vezes, de brincadeira, peço busca de um assunto explicitado com apenas uma palavra.  E não é que o sistema manda prontamente a resposta?
 
Pois acabo de receber uma dessas felizes mensagens!
 
" Por que Jesus dobrou o lenço?"
 
Eu nem imaginava que ele tivesse feito isso!   E, como eu, um mundão de gente nem desconfiava  que a Biblia teria dedicado um versículo inteiro para registrar que o lenço,que lhe cobria a face no sepulcro, aparecera cuidadosamente dobrado, afastado das suas vestes , sobre a cabeceira do túmulo.
 
Mas, então, porque um fato tão singelo teria tal importância a ponto de merecer um versículo inteiro em João 20:7 ?
 
O fato foi notado por S.Pedro, ao entrar no sepulcro, chamado por Maria Madalena, ao encontrá-lo vazio!
 
Para entender a mensagem, há que conhecer-se a tradição hebráica daquela época.
 
O lenço servia de mensageiro entre amo e servo e todo garoto judeu sabe disso.
O servo punha a mesa, reproduzindo exatamente a vontade do seu amo, servia sua refeição da forma como sabia que ele gostaria e se retirava do aposento, onde lhe era proibido entrar até que seu amo terminasse a refeição.  Ficava de longe, observando, até o ato final.   Ao acabar sua ceia, se o amo usasse o lenço para limpar a boca e o colocasse, embolado, sobre a mesa, isso queria dizer -refeição terminada!
Porém, se ele o dobrasse com cuidado  e puzesse de lado, a mensagem seria: EU VOLTAREI!
 
Agora, com um atraso descomunal, recebo e entendo a mensagem!
 
E, para vocês, amigos, com desculpas pela irreverência, quero que notem que eu dobrei o meu lenço após esta linha final.
 
 
paulo rego
Enviado por paulo rego em 28/10/2011
Código do texto: T3302965