PIMENTA NO DOS OUTROS É REFRESCO

"Pimenta no cu dos outros é refresco". Você já escutou alguém pronunciar este provérbio popular? Eu já escutei por diversas vezes. E, pensando bem, é uma grande verdade, não acha?

Se alguém consegue realizar um feito importante, logo aparece um indivíduo e diz:

- Isso é muito fácil, eu também conseguiria e talvez ainda melhor.

Se dar errado e você não consegue realizar o tal feito, também chega outro e diz:

- Comigo seria diferente, eu teria tentado de outra forma e teria conseguido realizar.

Já aconteceu algo assim com você? É chato, não é? E o pior, às vezes o tal indivíduo não tem a mínima idéia do problema. Não tem noção do que a pessoa passou ou enfrentou para chegar aonde chegou.

Lembro-me de algo que aconteceu comigo, um pouco até engraçado, mas ao mesmo tempo intrigante. Certa vez, eu empreendi em um negócio, pois na ocasião fiquei desempregado, então decidi investir a indenização em um negócio, um restaurante. Como o capital que eu tinha não era suficiente, fiz uma sociedade com meu tio. Com aproximadamente um mês de funcionamento a sociedade foi desfeita e eu fiquei sozinho para tocar o negócio, sem experiência e sem capital de giro. Como era de se esperar fui à falência quatro meses depois, endividado e desempregado. Mas, como diz o ditado em questão: Pimenta no cu dos outros e refresco, então, logo chega minha sogra querida e me consola dizendo:

- Se fosse eu teria armado um guarda chuva no cu do gato.

Bem, assim como eu, imagino que você também nunca havia escutado essa frase antes, não é verdade? Confesso que até a achei um pouco engraçada. Perguntei-lhe então o que ela sugeria para realizar esse feito. Ela me sugeriu que eu alugasse o ponto para ela, que ela iria mostrar. Portanto, aceitei a proposta e aluguei o prédio para ela. Resultado: Cinco meses depois ela me devolveu o prédio, faliu também. Pra não deixar barato, perguntei-lhe: que guarda chuva difícil de armar, hem minha sogra?

Como vemos meus amigos, julgar os outros e medir-lhes a capacidade sem conhecermos os fatos é muito fácil, porém, fazer acontecer já é outra história. Isto só confirma a veracidade do provérbio: Pimenta no cu dos outros é refresco.

Josildo S Neves

Josildo S Neves
Enviado por Josildo S Neves em 30/10/2011
Reeditado em 03/01/2018
Código do texto: T3306860
Classificação de conteúdo: seguro