É Halloween,bebê...

Mas uma vez quase me esqueci desta data, HALLOWEEN! Confesso que não sou muito ligada em datas comemorativas, a única que eu lembro é o meu aniversário.

O HALLOWEEN é uma data curiosa. Assim como muitas pessoas, eu tenho algumas dúvidas a respeito desse dia, a começar pelo nome. Depois de algumas pesquisas no meio da madrugada, achei possíveis respostas. Vamos a elas: HALLOWEEN vem de uma junção de duas palavras, HALLOWED EVENING, que quer dizer noite sagrada ou dia de todos os santos. Tá, isso me deixou meio confusa. Se é ‘noite’ sagrada, como pode ser também ‘dia’ de todos os santos? De acordo com a tradução ao pé da letra, é ‘noite santificada’, logo a primeira opção é a mais provável.

Uma coisa que me intriga também é como chegou o nome ‘Dia das Bruxas’. Fui novamente pesquisar (já estava com insônia mesmo, então aproveitei). Achei inúmeras histórias, entre elas: Na idade média, deu-se início á perseguição e julgamento pela inquisição, como intuito de condenar homens e mulheres que fossem ‘supostos’ bruxos, sendo assim queimados em praça pública. Outra versão diz que durante duas vezes no ano, na mudança das estações em 30 de abril e 31 de outubro, as bruxas participavam de uma festa organizada pelo Diabo, e voando em suas vassouras, elas jogavam feitiços e maldições em qualquer pessoa, se transformavam em qualquer coisa e causavam todo tipo de transtorno. Bom, isso pode ser verdade, então se você vir alguém causando, arrumando confusão e discórdia, cuidado, você pode estar frente a frente com uma Bruxa. Querem uma dica... Fiquem de olho em suas sogras!

Isso mostra também que o Diabo, além de todos os ‘atributos’ que sabemos que ele tem, é um ótimo ‘PROMOTER’, e sempre detonava em suas festas... Viu Manu também é cultura...

Também existe uma lenda Celta que diz que todos os espíritos que morreram ao longo daquele ano, voltam á procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano. E como não queriam ser possuídos, na noite de 31 de outubro, eles apagavam as tochas e fogueiras de suas casas, para que elas ficassem frias e desconfortáveis, colocavam fantasias e ficavam ‘vagando’ pelo bairro, para assustar os que procuravam corpos para possuir. Essa versão foi a mais coerente pra mim, só que, é possível assustar uma pessoa que está morta? E esses espíritos se sentiriam desconfortáveis numa casa fria e escura...?! Bom, vai entender né...

E temos também o fato da neurose com os gatos pretos, alguns dizem que eles são espíritos encarnados, que são Bruxas transformadas, que dão azar... Coitado dos bichos são só animais indefesos... Se bem que eu sinto um frio na espinha quando eles me encaram, aquele olhar profundo, sério... Parece que ele só tá esperando eu me distrair para atacar... Mas isso é só coisa da minha cabeça.

Sendo assim, eu cheguei a uma conclusão: Continuo sem entender bulhufas, essas histórias estão muito vagas, existem várias versões e nenhuma chega a ser concreta. Então, antes que eu receba o título de destruidora de datas comemorativas, esqueçam tudo o que eu escrevi, ajam com naturalidade e curtam o Dia das Bruxas com suas fantasias horripilantes e seus felinos afro-descendentes (A outra expressão estava politicamente incorreta).

A todos um ótimo HALLOWEEN, ou não, e muitas gostosuras e travessuras...

Manu Nascimento
Enviado por Manu Nascimento em 31/10/2011
Código do texto: T3308021
Classificação de conteúdo: seguro