Feliz dia do saci

31 de outubro, dia do Haloween. Nas ruas, crianças fantasiadas de fantasmas e monstros, pedindo doces ou travessuras. Nas creches, professores fazem brincadeiras com os pimpolhos, em comemoração ao dia das bruxas. Na TV, filmes e programas feitos especialmente para essa data. E nos clubes e boates, bailes temáticos, onde quem for fantasiado a caráter paga menos para entrar, ou ganha uma bebida na faixa.

Mas, o que é comemorado mesmo no dia do Haloween? você sabe, caro leitor? Aposto que não. Que grande nome é homenageado nesse dia? Que grande evento ou fato histórico é lembrando? Duvido que você saiba, e se souber, deve ser o que chamamos de raridade.

Sabe porque você não sabe o que é comemorado nessa data (e muito menos eu)? Porque o dia das bruxas não faz parte da nossa cultura. O Haloween é invenção de povos da região da Gália e de ilhas da Grã-bretanha, mas popularizado pelo amado/odiado pais conhecido pela alcunha de Estados Unidos da América (como se o Brasil, e os demais países que compõem esse continente, não fossem da América).

O fato é que o famoso dia das bruxas não tem significado cultural nenhum para nós brasileiros. Então por que festejamos algo que nem sabemos para que serve? É a velha mania brasileira de trazer para cá coisas que não tem nada a ver com nossa cultura, só porque faz sucesso mundo afora.

Não seria mais lógico se, ao invés de crianças vestidas de monstros e aboboras estilizadas, tivéssemos uma festa para homenagear personagens de nossa cultura, como o saci, por exemplo? Quantas mulheres foram queimadas em fogueiras na idade média acusadas de serem bruxas? Milhares. E quantas pessoas foram mortas acusadas de serem sacis no Brasil? Que eu saiba, zero.

Chegamos então à conclusão de que as bruxas são muito mais perigosas que os sacis, já que um verdadeiro genocídio foi instalado pela inquisição para matá-las. Mas, nunca houve inquisição para sacis. Então porque homenagear as bruxas?

No próximo 31 de outubro quero ver todo mundo com um cachimbo (de brinquedo!) na boca pulando com uma perna só. É isso, ou deixar que o Tio Sam transforme nosso pais, que já não é grande coisa, em uma filial da Casa Branca.

Feliz dia do saci... quer dizer, das bruxas, para todos!

Eder Ferreira
Enviado por Eder Ferreira em 31/10/2011
Código do texto: T3308463
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.