QUE APROVAÇÃO ESPERAMOS DOS ATEUS

O texto a seguir redigi em resposta a uma leitora que se mostrou preocupada em me orientar em favor do ateísmo, talvez querendo me salvar de algo, decerto presuma que posso estar sendo manipulado ou explorado por algum desses pregadores da teologia da prosperidade, ou talvez se preocupe em livrar-me de perder o precioso tempo de minha vida com coisas que não levam a nada segundo seu ponto de vista.

Fico feliz que alguém se preocupe comigo. É muito bom ter quem nos de atenção e queira o nosso em. Entretanto, do que essa leitora estaria mesmo me livrando? De um deus que não existe, ou da possibilidade de que Ele realmente exista e seja verdade todo o bem que prometeu? Se eu deixar de perder tempo com a possibilidade de Deus, que possibilidade melhor haveria que merecesse o investimento do meu tempo? Seria a realidade fatal de que nossa vida se resume a essa vida, da qual a maioria das pessoas reclama, chamando de enfadonha? Quais são as possibilidades dos ateus? Resume-se a esta sórdida realidade.

Pois bem. Se eu não fosse estudioso envolvido com muitos outros estudiosos, se não pesquisássemos e experimentássemos também tudo o que é possível experimentar quanto as teorias criacionistas e evolucionistas, ainda assim, as teorias evolucionistas não apresentam nada mais interessante que valha desistir da possibilidade da vida eterna como prometida na Bíblia.

Sendo assim, a amiga leitora da qual parece que espero aprovação como ser inteligente, digo que estou certo de que enquanto criacionista jamais serei aprovado por um evolucionista, a não ser que este comece a vacilar em suas convicções. Isto então me deixaria muito feliz, pois assim, mesmo que Deus não existisse, estaria livrando essa pessoa de uma vida sem esperança.

Todavia, estou certo de que “meu redentor vive e logo se levantará sobre a terra. Desejo antes disso, porém,ajudar muitos dos meus amados irmãos ateus a conhecer essa bendita esperança. Isso, entretanto, não será fácil.

Minha primeira esposa, estudante de Direito e espírita, refutava minhas arguições contra o espiritismo e sua falta de lógica, chamando-me de preconceituoso. Li então seus livros espíritas esperando que ela examinasse também a Bíblia para ver quão equivocada estava. Lendo os livros espíritas, pretendia encontrar argumentos mais sólidos para enfraquecer o argumento do irmão dela de que a Bíblia fornecia várias interpretações do mesmo escrito, e o argumento dela de que eu era preconceituoso. E isso tudo fiz. Em contrapartida, ela não leu a Bíblia, nem mesmo para apontar falhas. Disse-me apenas que não conseguia, pois não se interessava. Ainda assim, ela e o irmão continuaram achando-se autoridade para apontar falhas no livro Sagrado.

Mostrei a ela que Alan Kardec não interpretava as passagens bíblicas contidas no Evangelho Segundo o Espiritismo, apenas comentava as passagens integrais que trazia no início de cada assunto.

No caso do evolucionismo, como estudante universitário de História, jamais me neguei a examinar os pressupostos evolucionistas e sempre tive a preocupação de tirar nota dez nesses quesitos, fechando os semestres com média dez. Todavia, embora sempre pus as duas respostas nas provas, meus professores evolucionistas que as corrigiam jamais admitiram examinar os pressupostos criacionistas, dizendo simplesmente tratarem-se de coisas de pessoas sem capacidade intelectual. E, quando pedi a meu professor doutor da cadeira de Arqueologia II que respeitasse a intelectualidade da classe não ensinando os pressupostos evolucionistas como fatos científicos, mas sempre lembrando que são hipóteses, ele concordou, mas reiniciou a explanação ironizando que se não fosse assim Jesus Cristo se reviraria no túmulo. No intervalo da aula pedi-lhe que tivesse respeito por mim, já que não podia respeitar a minha crença, lembrando-lhe que minha média em sua disciplina era dez e eu estava certo de que a dele na minha era zero. Ele então se desculpou e desse dia em diante sempre lembrou de ressaltar que as teorias que ensinava não passavam de teorias.

As universidades adventistas e seus hospitais têm sido considerados na vanguarda médica, sendo isto confirmado em pesquisa que durou dez anos nos Estados Unidos, a mesma que mostra que a comunidade adventista tem uma expectativa de vida superior a média mundial por seguir os conselhos médicos da Bíblia dados por Deus 1500 anos antes de Cristo nos livros de Deuteronômio, Levítico e Números. Inclusive, um cineasta não cristão produziu um documentário tentando responder porque a comunidade mais conservadora é também a mais avançada em várias áreas, especialmente na área de saúde. Aliás, por seguir essas regras, os adventistas têm andado na vanguarda da saúde há mais de cento e cinquenta anos, incluindo entre os gênios médicos adventistas o Dr. Kellog, com muitos inventos médicos, e o Dr. Ben Carson, o maior neurocirurgião do mundo.

Levando em consideração todas essas coisas e sendo que sou estudioso da Bíblia e da história e arqueologia e afeito as ciências, e vi os efeitos positivos da aplicação das regras de saúde e sociais contidas na Bíblia, bem como vi no decorrer da história e tenho visto na atualidade o cumprimento ao pé da letra das profecias, obedecendo as datas e movimentos sociais previstos na Bíblia e, sendo que tenho estudado, lido, assistido a documentários com cientistas e especialistas credenciados, tenho evidências mais do que suficientes para sustentar o que creio, pois tais coisas me têm sido íntimas, eu mesmo as examino pessoalmente, não sou papagaio não ando repetindo falácias, até porque meu cérebro tem inclinação para localizar-se e situar-se e equilibrar-se no tempo e espaço, buscando sempre a lógica e a coerência mecânica e mecânica social.

Espero ainda encontrar um defensor das teorias de evolucionismo capaz de reexaminar suas posições, conhecer os pressupostos criacionistas com imparcialidade, examinar suas teorias científicas respeitando-lhes a dignidade de ser experimentais e terem boas evidências, sem rotular seus cientistas de preconceituosos e incapazes intelectuais para sustentar suas convicções.

Na verdade, tenho ido ao evolucionismo muito mais do que se imagina e muito mais do que desejava ter ido. Contestei também a Bíblia muito mais do que muitos cristãos e ateus já fizeram. Toda vez que verifico fontes que indicadas por amigos ateus, repito o que já fiz. Continuarei, porém, esperando que algum amigo ateu e algum outro crítico atue dos meus textos digne-se a examinar os pressupostos criacionistas. Só aí estarei vendo o empirismo ateu.

Wilson do Amaral