Final de ano mais uma vez: A mentira se repete.

Final de ano mais uma vez.

Novembro é sempre assim, cartazes fazendo referência ao Natal (faça suas compras de natal e pague só outro ano!), aulas puxadas e cansativas, todos fazendo planos para o que farão nas férias.

Na faculdade, cada dia é uma contagem regressiva para o final, que é mais rápido que no emprego, pois na metade do mês deixamos de ir, exceto se pegamos algum exame. Notas, provas de filósofos que não aguento mais ouvir, principalmente os alemães (por que eles tem que ser tantos e tão chatos?), uma enrolação visível por parte de todos. Ninguém pensa em mais nada a não ser o fim de ano e o começo do outro, onde milagrosamente nossas forças são restauradas.

Surge nesse final de ano também, a caridade e benevolência desmedida, ambas frutos do espírito natalino que todos sentem. Mas que besteira isso!! Precisa-se de datas especiais para as pessoas serem diferentes do que são durante os outros 10 meses do ano. "Boas festas para você!", "Feliz Natal", entre outras frases aparecem mudando o espírito de todos, mesmo que no fundo as pessoas que as recebem são motivo de humilhações por aqueles que desejam isso a elas. Grande hipocrisia essa, ofendemos os outros dia após dia e de repente, todos viramos amigos, como se nada houvesse existido antes.

Quem sabe deveria existir mais "finais de ano" durante o ano, pois assim cada um colocaria a sua melhor máscara e desejaria o contrário do que sente para os outros. Sentiríamos nossas forças renovadas e lutaríamos pelo que queremos pensando "Já está quase no final. Só mais um pouco" e não fingiríamos enrolar as coisas, mas seríamos diretos: "Oi, tudo bem? Bom, isso que estou fazendo é para perder tempo, afinal, daqui a pouco o ano acaba!".

Mas o que seria dos homens se eles não tivessem uma força que fizesse eles acharem que tudo vai ser diferente? Certamente muito se matariam, pois saberiam que tudo sempre seria a mesma coisa.

Por isso colocam em suas mentes que o fim de ano significa que dali a pouco começará outro ano e este será diferente. Quanta bobagem dita! Mas todos preferimos acreditar nisso ao aceitarmos que tudo é sempre igual.Alguns mudam, mas existem coisas que sempre permanecerão. Se eu tenho contas elas não sumiram só porque o ano acaba; se eu tenho problemas, também não; somos conformados em aceitar o que muda e achar que tudo tem uma chance.

Mas que graça haveria se não acreditássemos na mudança, mesmo que seja impossível. Se as pessoas não acreditassem na mudança jamais dariam uma segunda chance as outras ou até a si mesmas, pois saberiam que tudo sempre seria igual. Mas ela acontece, mesmo que em pequena escala.

Temos que acreditar nela para nos sentirmos bem, para acreditar que tudo passa e que tudo melhora, pois assim esperamos. O caso então é acatar o que todo mundo faz, acreditar num final de ano salvador de todos os nossos problemas, médico que cura todas as nossas mágoas, que restabelece nossas forças que estavam se extinguindo.

Colocar uma roupa branca no dia 31 de dezembro e cantar com o pessoal da Globo:"Hoje é um novo dia, de um novo tempo, que começou..."

E depois, como carneiros que seguem o pastor, seguir a vida que todos acreditam, achando que um dia, ou um mês, podem fazer com que tudo tenha se resolvido.

Mas como diriam "É a vida" e esta muitas vezes devem entrar em uma mentira para que acredite que ela realmente vale a pena de ser vivida.

Ellen Koteski
Enviado por Ellen Koteski em 02/11/2011
Reeditado em 02/11/2011
Código do texto: T3313015
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.