Relato de um docente: ARQUEOLOGIA: uma viagem ao passado

A turma de 6º ano do C.E.M.Pastor Dohms da Unidade Torres teve uma aula de educação patrimonial com o professor Leonardo Gedeon no último dia 17 na sala de multimídia. Os alunos aprenderam sobre Arqueologia, o que são sítios arqueológicos, as leis de proteção do patrimônio arqueológico e a importância de sua preservação. A dinâmica da aula priorizou as ferramentas pedagógicas audiovisuais, a reprodução de filmes com conteúdo específico sobre cultura material dos povos primitivos abordando os diferentes tipos de artefatos e vestígios arqueológicos, assim como os resultados recentes das descobertas científicas, e apresentação de imagens captadas durante as etapas das pesquisas arqueológicas. Estas etapas são divididas em: levantamento arqueológico (período de localização dos sítios arqueológicos); salvamento arqueológico (escavação e coleta dos artefatos de um determinado sítio); análise de laboratório e educação patrimonial.

A educação patrimonial é a socialização dos saberes produzidos pela ciência arqueológica com o objetivo de colaborar com a conscientização da sociedade para a preservação dos bens culturais de valor material (sítios coloniais e pré-coloniais).

Um dos pontos mais prestigiados pelos alunos foi a Arqueologia Regional, destacando o panorama das comunidades primitivas que viveram onde é o atual estado do Rio Grande do Sul. Houve grande fascínio pelo modo de vida dos caçadores e coletores das florestas do interior, dos primeiros pescadores e construtores de sambaquis do litoral e dos povos ceramistas guarani originários da região amazônica.

O conhecimento introdutório em Arqueologia despertou a curiosidade dos alunos para uma concepção mais profunda sobre a longa e misteriosa caminhada da humanidade na Terra.

Publicada no dia 29/08/2011 - Torres

http://www.dohms.org.br/Torres/Destaques/296/arqueologia--uma-viagem-ao-passado