SOCIEDADE ALTERNATIVA          (foto do local)
 
 
Acabo de ler, no encarte de domingo do O Globo, dedicado ao meu bairro (Barra da Tijuca), uma matéria intitulada "Sociedade Alternativa"
 
Por ela tive o enorme prazer de saber que, em Vargem Pequena, também um bairro aqui da Barra,  um grupo de 67 pessoas vive, comunitariamente, nos moldes do que sempre considerei, além de um retorno às nossas origens, a melhor maneira de se viver em sociedade.
 
Primeiro, o regime é o do maravilhoso e mais democrático do mundo; o escambo.  Você troca o que lhe  sobra, por alguma coisa que alguém tem sobrando também.  Nada de moeda, que inverteria todo o sistema, corrompendo, afinal, a sua estrutura.
 
Ali estão radicadas 67 pessoas, como já disse, 25 casas, 33 gatos e mais patos e cachorros, vivendo na maior harmonia entre si e com a natureza, cuja preservação é ponto de honra e pedra fundamental do seu criador.
 
A Aldeia Nova Terra, está sendo implantada, como se fora um brado de alerta em defesa da natureza, bem próximo de um criminoso desmatamento para dar lugar a mais um avassalador conjunto de edifícios
 
O local, dentro da exuberante Mata Atlântica, tem atmosfera mística, como não poderia deixar de ser, reforçada pela existência de muitas grutas, formações graníticas com encaixes surpreendentes e sua manutenção é religiosa e rigorosamente observada.  Se há uma árvore no local em que se vai construir uma casa, ela (a árvore) é mantida, mesmo que seu tronco vá ficar situado dentro de sua sala.
 
Resgata-se, também, o bem precioso e hoje completamente ignorado pela grande maioria dos
metropolitanos, que é a vida em família, o amor, a paz e a harmonia.  É uma sociedade sem sobrenomes, onde todos se conhecem, se ajudam, contribuem para manter sua horta comunitária, usam banheiros "secos" e aproveitam os dejetos para, com todos os cuidados modernos, transformá-los  em adubo.  Nem dinheiro, nem álcool, nem drogas são admitidos e o regime é anárquico, no bom sentido.
 
É um modelo a ser seguido!  Tenho pra mim que não deva crescer além de 100 famílias, para manter-se coeso e controlável.  Seu exemplo, esse sim, deveria ser seguido, com a implantação de centenas de células  iguais, formando uma teia de pequenas , prósperas e pacíficas comunidades.
 
Disseram os maias que o final de mais um ciclo seria no dia 21 de dezembro de 2012, mas apesar e além disso, estou certo de que a Aldeia Nova Terra continuará a sua vida paradisíaca com a maior normalidade, pois eles se anteciparam e iniciaram já uma nova era.
 
O exemplo está maravilhosamente expresso numa das inúmeras placas espalhadas pelo local:
 
  É SÓ TER FÉ  NAS  SEMENTES,  QUE OS FRUTOS VIRÃO!
 
Vida longa, amigos!
paulo rego
Enviado por paulo rego em 07/11/2011
Reeditado em 07/11/2011
Código do texto: T3322329