Compras no shopping

É muito comum aos finais de semana, muitos pais levarem seus filhos para dar uma suposta voltinha no shopping. Pois é, o que era para ser uma voltinha vira um grande rombo na conta bancária.

Jovens de todas as idades vão aos shoppings com o pressuposto de tomar apenas um sorvete ou conversar com os colegas e de um sorvete ou de uma simples conversa, roda aqui, roda lá passa em uma lojinha, olha, e depois vem a frase:

- Vou levar.

Esta é a frase que repetida muitas vezes causa o rombo na conta.

Porém não são só os jovens que possuem um consumo alterado, ou seja, mais elevado do que o normal, adultos também. A falta de controle e cuidado com o estouro do cartão de crédito é pouco, e vem se tornando muito comum nos últimos tempos.

Uma colega minha foi levar a filha no shopping, apenas para comer uma coisinha e dar uma volta. Após um tempo, uma entrava em uma loja outra entrava em outra, era um prova de um lado,outra prova do outro. Ai saia um:

- Gostei, vou levar

E o cartão ia para é que ia para a maquininha, não queria nem ver quando chegasse a fatura. Acompanhando as duas me surpreendi, não entendi, para que tanta coisa existia tantos acessórios nas sacolas que se usassem uma vez na vida era muito não dando nem para repetir, se não o resto ficava sem uso.

Tanto consumismo leva as pessoas a gastarem até o que não possuem.

E essas Propagandas e armadilhas pregadas por grandes publicitários acabam seduzindo o consumidor e levando-o a gastar cada vez mais. Isso já ocorreu comigo uma vez.

Precisava, porque precisava de uma determinada camisa, mas tinha de ser daquela loja daquela marca.

Finalmente comprei a bendita camiseta, usei uma vez e depois de tantas outras que apareceram, acabei por nem mais usar, esta doei para algum local que estava arrecadando roupas. Resumindo fazemos um escarcéu por algo, que vamos usar apenas uma vez na vida?

Tudo bem, ter esses ataques consumistas uma vez ou outra até se releva, mas isso toda hora é descontrole. Em minha opinião estes tipos de pessoas são muito compulsivas, não analisam se é realmente necessário realizar a determinada compra.

Como dizia Sócrates tudo tem de se passar por três peneiras as peneiras do consumista são:

- Isso é realmente necessário?

- Vou utilizar mais de uma vez?

- Tenho dinheiro para comprar isso, não fazendo um rombo na conta bancária?

Por isso é necessário ficar atento as armadilhas pregadas por grandes publicitários, que te induzem a compra de algo que realmente não é essencial a sua vida e vai acabar por nem te fazer falta.

Vinícius Bernardes
Enviado por Vinícius Bernardes em 08/11/2011
Código do texto: T3324619
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.