A ETERNA MÁ VONTADE DE DEUS

" Coisas que dizem existir,

mas ninguém consegue vê:

leite de onça, fada-madrinha

bom senso em político1 e ET2".

(Chandelli)

“Se Deus quiser, no início do semestre tal, começaremos as obras no trecho sul da BR 156”.

“Se Deus quiser, até o fim do ano tal, estaremos andando sobre a ponte do rio Jari”;

“Se Deus quiser, a Escola Irandir Pontes voltará a funcionar a partir do dia 20 de novembro”.

“Se Deus quiser, ... “Se Deus quiser... “Se Deus quiser...

Pelo visto, Deus anda com muita má vontade ultimamente. Aliás, a julgar pelas evasivas de nossos governantes, há séculos Ele deixou de ter qualquer compromisso com o povo brasileiro – mesmo este O tendo como seu compatriota –, especialmente o de Laranjal do Jari.

Não cheguei a essa conclusão absurda por acaso. Fui compungido pelos repetitivos discursos demagógicos, vazios, e hipócritas, cheio de floreios e clichês, da maioria de nossos governantes e seus bajuladores ignóbeis, travestidos de assessores, que, do alto de sua vaidade vã, são incapazes de enxergar, ao mesmo tempo, uma virtude de seus adversários e ao menos um erro em si mesmo e em seus aliados.

Ora sebo, se o governante vai aos veículos de comunicação de massa – diretamente ou através de seus ditos assessores – e diz está envidando todos os esforços para iniciar, retomar ou concluir esta ou aquela obra, e que, se Deus quiser, tudo se concretizará, porém, nada do que ele falou torna-se real, a quem devemos culpar? Afinal, não dependia só do mandatário do Executivo e seus coadjuvantes, era preciso, acima de tudo, que Deus quisesse. Logo, se a obra não foi concluída, concluo: Deus não quis.

Uma das [contraditórias] curiosidades do discurso hipócrita de nossos nobres representantes é que o que tinha que se feito (e não o foi) em gestões anteriores, dependia única e exclusivamente da vontade dos antecessores; mas o que terá que ser feito daqui pra frente depende da vontade de Deus. Francamente...

Agora, me responda: por que Deus haveria de não querer que as crianças da Escola Irandir Pontes Nunes concluíssem o seu ano letivo juntamente com as demais da rede estadual no município? Ou o que Ele tem contra o asfaltamento de uma BR, a urbanização da orla do município, construção de cemitério, realização de concursos públicos, contratação de médicos, abastecimento de água tratada, fornecimento de energia elétrica e tantas outras responsabilidades que os governantes insistem em dizer que depende dEle querer?

O que será que falta pra que “essa gente demente” se compenetre de seu cinismo e admita que Deus nunca se candidatou a gestor de Estado ou município algum, não subiu em palanque pra prometer mundos e fundos, muito menos se declarou opositor de qualquer ser humano que deseje, de fato e de verdade, executar qualquer boa ação?

Enquanto isso, prefiro ficar com a coerência e objetividade de Glenn van Ekeren: “’Preciso fazer algo’ resolverá mais problemas do que ‘Algo precisa ser feito’”.

P.S.

Em sendo cristão e tendo o costume de orar, eu não perguntei a Deus se Ele queria que eu escrevesse esse artigo. Diferentemente da maioria de nossos governantes, eu assumo: o artigo foi escrito porque eu quis. Qualquer ônus deve ser debitado na minha conta, não na de Deus. E se na próxima edição, meu artigo não aparecer, será por qualquer razão (inclusive por negligência minha), menos porque Deus não quis, pois ele nada tem contra a liberdade de expressão; assim como não tem contra escolas, postos de saúde, hospitais ou qualquer órgão público cujos responsáveis queiram que funcionem bem.

1Aqui, empregado no sentido restrito da palavra, atribuído pelo senso comum.

2Idem.