QUADRADO MÁGICO

 

Albrecht Dürer, pintor alemão, nascido em 1471, em Nuremberg, filho de um ourives, deixou de seguir a profissão do pai, para entregar-se à pintura, com incursões pela Matemática, geometria, geografia e arquitetura.

Terceiro de 18 irmãos, atirou-se à pintura e aprimorou sua técnica na Itália, seguindo os grandes mestres da época. A pintura levou-o à consagração, ao ser nomeado pintor da Corte de Maximiliano I, em 1512.

Com considerável acervo de obras entre pinturas sobre tela, tempera, gravuras e gravações, inscreveu seu nome no sagrado livro das artes plásticas. Dentre suas mais expressivas obras, destaca-se a série "A Sagrada Família", da qual a tela que ilustra este trabalho faz parte (Nascimento de Cristo).

Mas não é nossa intenção biografar o ilustre artista!

Minha mãe, que Deus a tenha, repetia, sempre, o velho adágio: "quem tem tempo sobrando, faz colher de pau e borda o cabo"... e ela tinha razão!

Pois é! O ilustre pintor, gravador e mais tantas outras coisas, ainda arranjou tempo para inventar um tal de Quadrado Mágico, que tem a propriedade de somar 34 em qualquer posição que se faça a adição; por coluna, por linha, nas diagonais, nos 4 quadriculos do centro, enfim, de qualquer maneira só da 34!

Quem estiver por aí bordando cabo de colher, pode muito bem munir-se de papel e desenhar um quadrado com 4 casas na vertical e 4 na horizontal, com os algarismos na ordem que dou a seguir e fazer as contas.

                                      16   3    2    13

                                       5    10    11    8

                                       9     6     7     12
                                    
                                       4     15   14    1

 Como sou
  emérito bordador de cabos, inventei ligar o centro de cada casa às demais, obedecendo a ordem crescente; centro da casa 1 ao centro da casa 2 e assim por diante.

O resultado será um desenho geométrico bem interessante.

Descobri, tambem que subtraindo-se dois a dois em cada linha, ocorrem semelhanças curiosas.

16 - 3 = 13    14 - 1 = 13

13 - 2 = 11    15 - 4 = 11

9 - 6 = 3         11 - 8 = 3

10 - 5 = 5        12 - 7 = 5

Nem estou interessado em saber qual a utilidade prática desse negócio, se é que há, mas Her Dürer ficou talvez mais conhecido por essa criação do que pelo valor inconteste de sua arte.

...e quem quiser que conte outra!

 

 

QUADRADO MÁGICO

paulo rego
Enviado por paulo rego em 10/11/2011
Reeditado em 12/11/2011
Código do texto: T3328745