Mesa.

O que uma mesa tem de tão especial para  escrever sobre ela?
 Respondo: Tudo!
Ela é uma “figura” única e indispensável. Duvido que exista alguém que não tenha tido uma mesa  importante em sua vida e que ao se recordar dela não tenha boas lembranças.
Não importa o material do qual é feita,  ela faz parte integrante da vida do homem.É um objeto especial,muito mais importante e significativo do que qualquer outro que faz parte da nossa vida.
A cama  por exemplo  pode ser substituída,a cadeira idem, mas a mesa nunca!
As crianças quando brincam de “casinha”  a primeira coisa  que procuram  é  qualquer peça que pareça uma mesa,não existe casa sem mesa! Até quem não tem uma "casa" e  mora  debaixo das pontes  providenciam imediatamente algo que  possa servir de mesa,pode ser um caixote ou qualquer outro objeto que se “pareça com uma mesa”.
É em volta dela que as famílias se reúnem para fazer as refeições simples ou não. Para mim  esses momentos  são de grande importância, são sagrados!
Alegria ou tristeza, é em volta dela que os homens se unem ou desunem.
Antigamente os mortos eram velados  em casa  e sobre ela,um tanto macabro mas verdadeiro.
As empresas fazem reunião ao qual dão o nome de “mesa redonda”( geralmente é retangular) para controlarem seu desempenho.
As nações discutem  destinos que podem modificar a face do mundo a sua volta,  presente também em seitas, religiões e confrarias a serem fundadas, é na sua presença que regras e acordos  são estabelecidos.
Jesus fez seu mais importante comunicado agrupando seus seguidores  numa última e significativa refeição em torno de uma mesa,assim como os Cavaleiros da Távola (mesa em italiano) Redonda marcaram época, cada qual com sua respectiva importância é claro.
Mesas de vidro, de mármore, de plástico, pedaços de tábuas velhas,feitas de madeira simples ou torneadas com esmero , não importa sua forma , ela é necessária e bela.
Tenho predileção pelas mesas de madeira usadas na cozinha,principalmente as velhas,carcomidas pelo tempo.
São mesas especiais,elas são um arquivo vivo.
Enfeitadas com flores, com fruteiras, cobertas com toalhas da mais pura renda, de linho, toalhas bordadas, de crochê,  ou de algum simples pedaço de pano, até mesmo nuas e sem nenhum adorno elas são lindas.
Mesas velhas são cheias de cicatrizes feitas  por suas amigas,as facas de cortar temperos, cortar frutas,o cheiro impregnado de todo tipo de alimento, arranhões principalmente  feitos pelas panelas pesadas , pelas tigelas onde os bolos eram batidos, pelas marcas de copos,garrafas e xícaras que por ali passaram,manchas variadas de líquidos  derramados, marcas de lápis...
Elas guardam uma longa história, toda a vida de uma família está nos vincos de sua face desgastada pelo tempo.
Sobre ela bebês tomaram banho em grande bacias, à sua volta crianças correram , alguns mais afoitos batiam a cabeça na sua quina, ou davam topadas nos seus pés, muitos se sentavam sobre ela para brincar ou fazer algum curativo, nela cadernos  e livros eram abertos ,estava sempre preparada para grande e felizes acontecimentos ,acordos e contratos eram assinados ali,assim como para as grandes tristeza,muitas vezes molhada de lágrimas,pronta para sentir o desespero de cabeças sofridas entre as mãos com cotovelos apoiados sobre ela.
Por mais cuidadosamente que fosse lavada, por algum  tempo suas marcas desapareciam, para  logo depois voltarem.
Amo de verdade mesas de cozinha.
Muitas dessas verdadeiras amigas foram jogadas fora como lixo, para servirem de lenha.
O fogo não consumiu apenas a madeira, mas sim muitas lembranças e emoções, um pedaço da vida de alguém também queimou...

Já reparou que atualmente, ninguém quer contar sua história nas mesas?
Elas continuam tendo grande importância, mas a matéria  “moderna” da qual são feitas,esterelizaram as pobres coitadas,  hoje são incapazes de nos revelar algum fato,  são imunes as marcas...
Não que elas sejam insensíveis, apenas calaram  sua boca...

Que pena!
 
M.H.P.M.