Mentiras Sociais

Desde o surgimento das primeiras sociedades as famosas mentiras já existiam. A Grécia antiga é um exemplo onde davam muito valor à mentira involuntária, Platão dizia que mentir estimulava a criatividade humana. Mentirinhas sociais ocorrem até o hoje, quem nunca mentiu o peso ou a idade, ou então quando chega atrasado ao trabalho? Quem nunca contou uma história mirabolante para não perder o emprego? As mentiras sociais ocorrem na maior parte involuntariamente, nem percebemos e já estamos contando mais uma mentirinha.

Muitas vezes elas ocorrem para remediar uma situação ou para evitar o sofrimento de alguém, mas mal sabem que isso desenvolve a mente a ter respostas rápidas.

Cheguei atrasado ao trabalho, o chefe havia brigado com a esposa e estava uma pilha de nervos, para remediar a situação comecei a criar uma história que nem eu mesmo sabia que existia.

Fora isso existe algumas mentiras que percebemos na cara dura, por exemplo, quando o cara chega à escola não fez a lição diz: “Meu cachorro comeu”. Onde já se viu contar uma mentira velha dessas. Já ouvi até uma “Professora, fui assaltado, o ladrão levou minha lição”, faça-me o favor contar uma mentirinha ou outra até passa, mas uma destas até Deus duvida, será que a pessoa ainda não percebeu que ninguém mais cai nessa, ou então você pergunta para uma pessoa que você já sabe que possui certa idade para responder um questionário e ela na cara dura te responde vinte e três. O que é isso a pessoa mentir tão descaradamente.

Porém existem algumas vezes que é até “importante”, ou melhor, necessário mentir, exemplo você falou para a família toda que começou um regime intensivo, chega à semana seguinte e você fala que não perdeu nada, isso é pedir para ser taxado de gordo.

Outro dia encontrei um antigo amigo de infância, quando ele me viu disse: “Nossa como você está bem, perdeu peso?” A vontade que a gente tem é de dizer: Perdeu peso onde se só engordei? Mas acabamos fazendo um sorriso simpático, e fazemos que nem ouvimos esta pérola.

Mentirinhas sociais algumas vezes são necessárias como, por exemplo, no jogo de pôquer quem nunca blefou, no trabalho, na idade e no peso. Mas em outros casos fica até feio. Por isso veja bem quando é a ora certa de usá-la.

Vinícius Bernardes
Enviado por Vinícius Bernardes em 11/11/2011
Código do texto: T3330735
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.