De Deodoro a Dilma- Homenagem ao 15 de Novembro

Pensar no início da formação da democracia no país, parece um processo longo e demorado. Imaginar que a nossa participação no poder do estado é fruto de um longo processo contra a monarquia real desde a época portuguesa, parece um processo árduo, que felizmente acabara por dar certo, acarretando a estabilidade representantes-população.

Muitos presidentes passaram após aquele 15 de outubro de 1889, dia no qual Dom Pedro II, fugia do país para seu exílio em Paris. Acabava por tanto o império brasileiro e iniciava-se a república federalista do país dia de grande relevância pela mudança que ocasionara no conceito de cidadania no país.

Muitos presidentes passaram, e alguns deixaram a sua marca, que valem ser lembrados neste dia símbolo, da nova vida pela qual o país passava.

Em primeiro os dois presidentes militares: Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, sendo que aquele fora o grande responsável pela proclamação deste novo modelo de governo no país, e os dois marcam a primeira forma de república vigente no país, a chamada república da espada, em associação aos dois que eram militares.

Após isso muitos outros presidentes foram eleitos. Em meio a esse contexto surgia então às chamadas oligarquias, fruto do comando mineiro e paulista da economia, modelo que também pode ser considerado como república do café com leite, em que se alternavam um candidato mineiro e outro paulista, já que o sistema eleitoral na época era fraudado. Para quebrar esse ciclo surge um dos homens mais importantes de nossa história, o gaúcho Getúlio Vargas, que dá um golpe no candidato paulista Júlio Prestes e assume o poder.

O Governo Vargas até hoje pode ser considerado em certo ponto um dos melhores do país, apesar da política do Estado Novo, imposta por este. Para sucedê-lo surge Eurico Gaspar Dutra e sua política entreguista.

Depois de Dutra novamente Vargas e a criação dos direitos trabalhistas, e após um desagrado e o mandato de Getúlio entrar em término, ele escreve a carta testamento e vem a se suicidar.

Após isso surge política da criação da nova capital, idealizada por Juscelino Kubicheck, o qual foi homenageado em uma minissérie da Globo de Maria Adelaide Amaral, JK.

Após Juscelino sugue um candidato oposicionista UND, o homem da vassoura. O irreverente Jânio Quadros, que após sete meses renúncia deixando o cargo para o vice João Goulart. Após suspeitas de este ser comunista, no ápice da Guerra Fria, ele é tirado do poder e assume o regime militar, um triste fato na nossa história.

Tudo isso gerou grande indignação na população que era reprimida e censurada por este modelo de governo, e nesse duro momento de crise emerge a democracia, por João Batista Figueiredo, último ditador militar, esta transição que seria feita pelo atual presidente do senado José Sarney, o qual substituiu Tancredo, e que veio a falecer antes de assumir.

Após ele veio Fernando Colllor de Melo primeiro presidente eleito pelo voto popular após tantos anos de censura, por denúncias é retirado do poder e assume seu vice Itamar Franco, governo no qual é estabilizada a economia pelo seu ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso.

Assume FHC e após seus dois mandatos, finalmente é eleito o ex-presidente Lula, que tem o governo marcado pelo drible a crise mundial e ao famoso Bolsa família, que visa ajudar as famílias mais pobres. Após seus respectivos mandatos assume a primeira presidente mulher da história do país, Dilma Rousseff.

Podemos perceber que nossa história é cheia de altos e baixos, e que oscilações nas formas de governo e economia são constantes. O que podemos nos orgulhar deste dia é a liberdade que temos para escolher nossos governantes um sinal disso, que demonstra o efeito da democracia no nosso país, foi a eleição da primeira presidente mulher, que no início da democracia não possuíam nem seus direitos valorados.

Hoje vemos que a democracia se constrói no dia-a-dia, e que cada vez mais esta busca alcançar os direitos de todos os cidadãos desta soberania, que é destaque no cenário internacional, o Brasil.

Vinícius Bernardes
Enviado por Vinícius Bernardes em 15/11/2011
Código do texto: T3336991
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.