Saudosismo (O gosto da melancia)

Hoje acordei saudosista, lembrando de minha infância simples que tive nas cidades satélites de Brasília, vida simples e tranqüila rodeado de amigos e brincadeiras inocentes. Tempos que possivelmente não voltam, POSSIVELMENTE.

Quem poderia imaginar que na altura dos meus 26 anos vividos, e bem vividos graças a Deus, que logo agora poderia voltar a experimentar a experiência do regresso. Retornei as minhas origens, época na qual ninguém morria por tomar água de torneira, ou correr descalço no cascalho não dava absolutamente nada (além de um “maravilhoso” bicho de pé), tempo que tudo era bom, se estava calor jogávamos bola ou corríamos em alucinantes corridas de rolimã.

Você poderia dizer o que fazeria tal milagre? Qual objeto me daria esse prazer de viver novamente a melhor época de nossas vidas? A Melancia.

Eu nunca soube explicar qual era o sabor da melancia. Normalmente tem sabor de melancia, mas qual é esse gosto? O que pode ter um gosto “melancia”? Sei que nunca vou conseguir explicar o seu sabor, mas o que eu sei é que a melancia tem um gosto de lembrança. Lembrança de um domingo que o pai a trazia na garupa da bicicleta, todos íamos correndo para parti-la ao meio e meu velho pai dizia “menino espera esfriar! Melancia quente faz mal!” nunca descobri se realmente faz, mas também nunca me arrisquei.

Lembro da alegria de todos aqueles meninos jogadores com seu pedaço de melancia na mão e depois começava a “guerra dos caroços” uma brincadeira das mais saudáveis.

Hoje eu sei que essa fruta me traz lembranças que considerava esquecidas, meu pai um homem trabalhador que não vivia de luxos, tinha sua bicicleta e sua honestidade, me fez lembrar também que são de coisas simples que nossa vida é marcada, essas sim são nossas grandiosas conquistas, me fez acordar para a realidade para entender que não importa nada além de nossas raízes, e a minha se fortaleceu no gosto de uma melancia.

Eddie Ferreira
Enviado por Eddie Ferreira em 16/11/2011
Reeditado em 16/11/2011
Código do texto: T3338912