MAQUIAVEL MODERNO

MOR

Da leitura das muitas histórias da vida uma que mais me chamou a atenção foi às atitudes de Maquiavel, que sempre tinha umas atitudes inusitadas no seu modo de agir, tudo lá na idade média.

Estaríamos hoje voltando aquele tempo ao encontrarmos pelos que pode se até comparar com aquela personagem tão famosa que foi no seu tempo.

Era um moço muito inteligente trabalhador que passou a trabalhar com seu senhorio e este era labioso quase se comparando com o Maquiavel da idade média, era inteligente e sabia manobrar tudo com muita habilidade, mas o moço que com ele trabalhava era muito mais esperto que seu senhorio e tinha uma visão imediata de tudo que ia acontecendo em torno do relacionamento entre os dois nas fainas diárias do seu labor.

Este Maquiavel dos tempos modernos era bem mais ardiloso que aquele da idade média, armava cada cenário quando queria atingir seu intento de enganar o outro contratava trabalhos com preço definido e nunca era fiel com seu amigo de labor do dia a dia no momento de dividir os referidos valores, pois era nesse momento que armava suas ciladas de traição enganando.

Seu amigo ia percebendo tudo, mas aguardava o momento próprio para se livrar de tantos enganos.

Nunca era fiel as suas propostas e ainda era ardiloso e imaginário em tudo que falava, sempre criava certos cenários muito interessante quando queria atingir seu intento, até parecia ter uma dupla personalidade, daquilo que falava em relação a coisa real, e quando explodia seu subconsciente ficava repetindo coisas do arco da velha, logo seu consciente ficava dormindo, da vida real que vivia.

Seu amigo e colaborador ficava impressionado com aquela mente que até parecia prodigiosa, mas percebia que aquilo não espelhava a realidade do Maquiavel moderno, muitas de suas idéias não tinham conexão com certas realidades.

Tudo tinha que funcionar a seu favor usava os outros sempre em seu benefício era a técnica usada pelo Maquiavel moderno, “tudo para o Rei e nada para o vassalo”, seu amigo e cooperador tudo ia guardando em sua mente aquelas artimanhas do verdadeiro ardiloso um dia teria que escrever um livro comparando os dois o Maquiavel da idade média com o Maquiavel moderno dos tempos atuais, nem seria esta uma critica, mas um comparativo do comportamento do ser humano. Logo mostrando como as coisas se repetem de tempos em tempos produzindo os mesmo efeitos de um tempo quase esquecido, pois a tradição deixa um vazio na transmissão de tais fatos.

São José/SC 17 de novembro de 2.011.

mosnyoiram@gmail.com

www.mario.poetasadvogados.com.br

Asor
Enviado por Asor em 17/11/2011
Reeditado em 17/11/2011
Código do texto: T3340675