Professores ou Saco de Pancadas?

O papel de professor é, sem dúvida uma missão sublime. Que nos é essencial para a tranformação do mundo. É a divina e absoluta abnegação. Os caminhos trilhados são árduos, a valorização é baixa. Ser professor sIgnifica viver num caos social. É remar contra a maré. É entrar em salas de aulas repletas de alunos, de trabalho, burocracia, descaso familiar e governamental. É principalmente "engolir" uma trágica e desmedida história de desrespeito e um " tanto faz" para a educação.

Quando era criança e os adultos me perguntavam o que eu queria ser quando crescer eu embora soubesse a resposta a minha afirmação era sempre: " - não faço a minima ideia". Se eu voltasse a ser criança e alguém me perguntasse eu diria com toda a minha certeza: "EU QUERO SER PROFESSORA", ou melhor: EU QUERO SER UMA ABNEGADA...

Os professores estão cansados, muito cansados, desestimulados. Literalmente desanimados. Ouve-se tanto na mídia a corrupção desenfreada que existe na política. Fala-se tanto de investimentos enormes que são feitos pelo governo em coisas tão fúteis. E enquanto a educação e deixada de lado, e quando os professores decidem cobrar os seus direitos, quando os professores decidem que não dá mais para levar adiante o tamanho descaso, eles estão errados? Eles são os errados?

E quanto a tudo que cai sobre os ombros dos nossos educadores? A educação das nossas crianças, adolescentes, jovens e adultos. A mescla que ele se supõe entre educar, assumir o papel de mãe, de pai, psicólogo, conselheiro e especialmente amigo.

Ter a energia suficiente para dividir-se em três ou mais.Corrigir trabalhos, planejar aulas, cuidar de si, dos alunos, da família, estar sempre atualizado, estudar entre até três turnos de aula envolvido em amontoado de cadernos e planilhas. Sem tempo para aproveitar e primar pela sua vida. Servindo muitas vezes de saco de pancadas da sociedade.

Mas, mesmo que tudo isso seja uma justificativa para "largar de mão" ELE sabe o professor sabe que: a cobrança maior vem dele mesmo, para poder estar de bem consigo mesmo é necessário ter criatividade, alegria, paciência, calma, paz, energia e muita perseverança durante vai saber quantas horas-aula ou sei lá quantos alunos.

Acredite ele consegue fazer tudo isso com um "sorrisão" no rosto e a certeza de estar cumprindo com sucesso a sua missão.

AFINAL PROFESSORES SÃO HERÓIS...

(Manifesto aqui com os olhos de que vê o valor que cada professor tem e que acredita na educação. Enfatizado o meu apoio a maravilhosa e árdua missão dos nossos SUPER-HERÓIS)...

JÉSSICA ANDRADE
Enviado por JÉSSICA ANDRADE em 18/11/2011
Código do texto: T3343852
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.