Onde estão os Poetas

Podem me chamar chata, velha e dizer que só sei criticar e que nunca vejo uma qualidade... Mas não é bem assim. A questão é que eu vejo tudo de maneira diferente de algumas pessoas, sou 100% realista e sim, tenho uma visão muito crítica de tudo que acontece ao meu redor. Isso pode ser irritante para alguns, mas pra mim é a maneira mais fácil de lidar com a vida.

De uns tempos pra cá, tem ocorrido uma verdadeira revolução musical. Alguns estilos se formaram, e junto com isso a atitude e a maneira de pensar de algumas pessoas também.

Quando alguém pergunta qual o estilo de música que eu gosto, respondo: ‘Eu gosto de música de verdade. ’ Pra quem nunca entendeu essa resposta, eu vou explicar. Há alguns anos atrás, quando escutávamos uma música dava pra sentir e entender a mensagem que ela queria passar, as letras faziam sentido. As músicas eram uma espécie de desabafo, protesto, mensagem. As letras vinham do coração, da alma do compositor era uma realidade que realmente existia. Vou dar alguns exemplos: A Bossa Nova. Em uma época em que não existia liberdade de expressão, o país era tomado pelo poder militar, as músicas eram tão bem feitas que se você não prestar atenção vai achar que ‘O bêbado e a Equilibrista’ não faz nenhum sentido, que ‘Meu caro amigo’ do Chico Buarque, fala de uma amigo que está longe e que sente saudade do outro, mas na verdade essas e outras músicas daquela época falam das dificuldades que as pessoas sofriam, que elas eram obrigadas a aceitar tudo e não podiam opinar e nem pensar diferente, ou simplesmente sumia. O Blues é outro exemplo, como sou fã desse ritmo resolvi conhecê-lo melhor e vi que suas letras são os lamentos dos compositores, uma forma de desabafo, ou seja, vinham da realidade, do coração deles. Isso sim é música de verdade pra mim.

Não estou aqui para criticar os outros estilos e sim expor a minha visão.

Uma coisa que me assusta muito hoje em dia, é notar como alguns artistas fazem enorme sucesso com letras que na minha opinião não acrescentam nada á sociedade, são vazias e sem sentido. Tudo muito superficial, e o mais assustador é que existem pessoas que fazem disso um sucesso.

Um estilo que causa polêmica é o Funk. Eu costumo dizer que ele era bom até surgir o ‘Vai Popozuda’, depois disso, foi ficando cada vez mais vulgar marginalizado e degrenindo a imagem da mulher. E a tendência é só piorar.

Antigamente existiam as ‘Duplas Sertanejas’, que falavam do sertão, da vida na roça, de amor. Hoje eu percebo que o sertanejo deu lugar ao Romântico e as duplas foram se desfazendo, agora existe o ‘Sertanejo Universitário’ e só tem um cantor. Os grupos de pagode só sabem falar de: Traição (deles ou da namorada), que esta em dúvida entre duas pessoas, e que vai amar loucamente uma pessoa pra sempre. O bom de fazer música é que temos um cardápio variado de assunto, logo essa repetição fica chata.

É como dizem por aí, não se fazem mais músicos como antigamente. Existe uma minoria que consegue se salvar, e ainda escrevem coisas que fazem sentido, mas são raros de encontrar. Tenho um amigo que escreveu uma música assim: ‘Onde estão os poetas? Verdadeiros profetas... ’ E faço minha a pergunta dele, onde estão vocês?!

A humanidade precisa de músicas que mandem mensagem de força, que fale que podemos pensar por nós mesmos, que nos ajude a lutar pelo nosso direito, queremos que essas músicas voltem a tocar nas estações de rádio, que apareça na televisão. Chega dessa poluição sonora, que induz ao vandalismo, á ignorância. Queremos e precisamos voltar a sentir, ouvir e aprender com as músicas de qualidade.

Manu Nascimento
Enviado por Manu Nascimento em 19/11/2011
Código do texto: T3344125
Classificação de conteúdo: seguro