O monte, o rio e o território: meus filhos

Os nomes que dei a meus filhos homens, apesar da relação histórica e geográfica entre si, não foram planejados para tal. Primeiro o HERMOM, porque eu gosto muito do Salmo 133 (1-3): “Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união! É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, que desce sobre os montes de Sião; porque ali o SENHOR ordena a bênção e a vida para sempre”. Mais de vinte anos depois, estava chegando outro filho, e como já havia um com o nome do monte citado pelo salmista, dei ao seguinte o nome do rio de tantos acontecimentos importantíssimos, dentre os quais, o batismo de Jesus, filho de Deus Altíssimo – JORDÃO. Posteriormente, certo dia quando conversava com minha irmã mais velha sobre a história do povo israelita, veio a mim a decisão de que se tivesse outro filho varão ele levaria o nome da terra de tantas histórias do povo de Deus. E foi o que ocorreu quando nasceu meu terceiro filho – ISRAEL. Anos depois, não sei se ano passado ou no início deste, lendo a Bíblia, como regularmente faço em observância ao Salmo primeiro, quanto à bem-aventurança do varão que tem prazer na lei do SENHOR e nela medita de dia e de noite, constatei que os nomes de meus filhos, com numerosas citações nas Escrituras, estão reunidos em um mesmo versículo, o primeiro do capítulo 12, do livro de Josué: “Estes, pois, são os reis da terra, aos quais os filhos de ISRAEL feriram e cujas terras possuíram além do JORDÃO para o nascente do sol, desde o ribeiro de Arnom, até ao monte de HERMOM, e toda a planície do oriente”. Um dia destes, descobri também que o rio Jordão nasce no sopé do monte Hermom e tem seu curso pelo território de Israel. E mais, a explicação física do salmo milenar de Davi. O monte Hermom permanentemente coberto de neve do cume a sua metade, libera à noite o orvalho desprendido dessa neve, regando as terras ao seu redor. Se meus filhos não forem unidos durante sua passagem terrena, seus nomes estarão permanentemente ligados, seja nas Escrituras como na geografia, até o dia quando tudo se acabar para a Terra ser completamente transformada.

http://geografia-biblica.blogspot.com/2010/02/monte-hermom.html

http://www.geocities.ws/paz_israel/mthermom.htm

http://blog-voce-sabia.blogspot.com/2011/01/salmo-133.html?zx=bec6336bfa77e4c0