Onda de violência

Onda de violência

Antes, quando alguém pensava em viver uma vida pacata, logo uma cidade do interior era o sonho de desfrutar uma vida tranqüila. Nossa cidade já foi assim, um lugar calmo e convidativo, onde as pessoas todas se conheciam e conviviam felizes, dividindo as mesmices do cotidiano, só quebrado às vezes com um ou outro escândalo de família, como uma gravidez fora dos padrões da época, alguém pulando cerca, um tititi qualquer. De repente, o perfil da cidade foi mudando. A indústria da cana de açúcar foi absorvendo gente de todo lado, cada qual com uma cultura e valores diferentes, e as coisas começaram a mudar. Depois, com a mecanização do corte da cana e a diminuição da mão de obra humana, os homens da nossa cidade tiveram que se virar e criaram uma profissão alternativa, a qual até hoje chamamos de rifeiros, que andam pelo Brasil inteiro distribuindo produtos para serem rifados por pessoas interessadas em ganhar o mesmo brinde da referida rifa. Isso trouxe muito dinheiro para o comércio de nossa cidade. Tanto, que ao invés de buscar mercadorias nos grandes centros produtores das mercadorias, foram criadas fábricas que hoje mantém o comércio da maioria que ainda viaja com este tipo de atividade. Isso também atraiu muita gente de outras partes do Brasil para cá. Não sei se foi essa diversidade, ou se é a influência da mídia, mostrando a decadência do mundo lá fora, cheio de violência e corrupção, principalmente no que se refere ao consumo e tráfico de drogas. Só sei, que ultimamente muitos jovens de nossa cidade estão sendo assassinados, e a única explicação plausível para tantas mortes é o envolvimento das vítimas com drogas. Isso está tirando o sossego de muitos pais, que vêem seus filhos saindo para a noite, expostos à violência e aos riscos da convivência que muitas vezes rouba os filhos do seio de suas famílias para o antro do vício, do qual eles nunca mais retornam os mesmos. É triste, ver uma cidade tão linda como a nossa, lugar que antes era um recanto lindo procurado por turistas de tantos lugares, hoje ser apontado como uma cidade onde as drogas estão gerando morte, violência, medo e decadência. Uma cidade onde muita gente já está sentindo medo em morar.

maria do rosario bessas
Enviado por maria do rosario bessas em 22/11/2011
Código do texto: T3350496