FALANDO DE RUGAS

Desde tempos imemoriais o homem busca o Elixir da Eterna Juventude, bem como a Pedra Filosofal, que transforma qualquer metal em ouro.

Eterna juventude e beleza, sonhos da Humanidade.

Nos tempos de antanho, talvez fosse mais fácil manter o aspecto jovem: morria-se jovem! Não havia tempo para que as marcas do existir aparecessem. Ainda assim, utilizavam-se artifícios para embelezar, poções para cuidar da pele. Quem nunca ouviu falar dos banhos de leite aos quais se dedicava Cleópatra?

Neste século XXI, a expectativa de vida aumentou. Melhorias na Higiene, obras de Saneamento Básico, progressos científicos e tecnológicos na Medicina, propiciam vida mais longa aos que a eles têm acesso. Vive-se mais e, assim, o Tempo agora tem tempo para deixar suas marcas.

Quem vive mais, é óbvio, envelhece. E o homem quer viver mais, mas não quer envelhecer, isto é, ter a aparência de velho. Por isso, sai à luta para buscar recursos com que resolver o paradoxo.

Não à toa, uma das indústrias que mais se desenvolveu, foi a da Cosmética. Auxiliada por sua companheira também desenvolvidíssima, a Publicidade, anuncia seu produtos. “O creme X elimina suas rugas, devolve sua juventude, em apenas sete dias. Experimente e comprove!” Quem não deseja milagres? E o creme X vende mais que pão quente.

Ora, cuidar do corpo é um dever. Afinal, ele é o instrumento para a interação com o mundo.

Diziam os antigos: “Mens sana in corpore sano.” O problema, nos nossos dias, é que a mente ficou insana no quesito cuidar do corpo, e a vaidade predomina. Chegou-se às raias do exagero.

Caras “botocadas”, preenchidas, até deformadas. Muitas enfeiadas, tornadas irreconhecíveis. Sem expressão, sem individualidade, sem identidade.

Inevitável o questionamento: como se sentem estas pessoas quando se olham ao espelho? Reconhecem-se ou não?

Será que vale a pena modificar-se tanto, recusar-se a aceitar o Tempo que se escoa?

Cuidar-se, enfeitar-se, sim. Mas há que haver o equilíbrio. Envelhecer é uma das leis da Natureza, e estas não admitem recursos a instâncias superiores. Cumprem-se e pronto, doa a quem doer.

Rugas, manchas, são marcas que a Vida, em seus embates e alegrias, deixou no corpo humano. São a prova da coragem e da luta no viver, o símbolo da sobrevivência. A única alternativa que o homem tem para não envelhecer, é morrer jovem.

Na vã tentativa de afastar a velhice, o ser humano busca ao menos apagar seus sinais externos. E haja cremes, procedimentos, cirurgias, seja o que for que lhe prometa o milagre da eterna juventude!

Mas, há um grande motivo pelo qual o homem não quer aceitar o envelhecer: a velhice traz junto com ela, companhia inevitável, o temível fantasma que nos assombra a todos: a senhora Morte.

Lu Narbot
Enviado por Lu Narbot em 23/11/2011
Reeditado em 24/11/2011
Código do texto: T3351732
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.