LENDAS DO BRASIL COLÔNIA

O Brasil carregou por muitos anos os resquícios do colonialismo. A mina de Morro Velho, em Nova Lima é um marco deste sistema, que dilapidou nossas riquezas minerais e vegetais. A mina de Morro Velho, explorada pelos ingleses, levou o nosso ouro e deixou nossos trabalhadores cada vez mais pobres e doentes. Não conheço a fundo a história dessa mina de ouro, mas ouvi algumas pessoas muito ligadas à cidade e essa rica mina, deste metal valioso.

Quando comecei a mudar para Belo Horizonte, fiquei algumas semanas numa pensão. Uma senhora, funcionária daquela hospedaria, nascida e criada em Nova Lima, contava-me histórias curiosas daquela mina de imensa riqueza. De suas histórias, conservei em minha memória duas: dizia ela que eram levados para as profundezas da mina muitos burros, para auxiliar no trabalho de extração. Os animais só eram retirados de lá um ano depois, sempre na Sexta-feira da Paixão. Os burros voltavam cegos, dizia ela que a cegueira dos animais era definitiva. Até pode ser mais uma lenda envolvendo a mina, mas não deixa de ser uma crueldade com aqueles irracionais. Com certeza, naquela época não havia Associação de Proteção dos Animais.

A outra história retida em minha memória deixou-me indignado. Mesmo um pouco despolitizado, foi o relato sobre inglesas grávidas. É que elas, mais ou menos perto do parto eram embarcadas em navio, para darem a luz em alto mar, para que os filhos não nascessem brasileiros. Além de levarem nosso ouro, os ingleses nos discriminaram. Daí surgiu entre os trabalhadores, literalmente mineiros, a piada: “De Minas os ingleses querem o ouro e dos mineiros o couro”.

Dizem que a mina fechou. Fechou tarde!

Sô Lalá
Enviado por Sô Lalá em 24/11/2011
Código do texto: T3353069
Classificação de conteúdo: seguro