A CARNAÚBA

Ela, só ela, no meio da sequidão aponta suas verdes e espalmadas folhas, em forma de leque, em direção ao céu, numa suplica silenciosa roga a Deus por algumas gotículoas de água em forma de chuva para aplacar a secura do tórrido solo.

Onde milhares de outras plantas estão despidas e mais frágeis, quase ressequidas pela ação das fortes lufadas de calor emanadas pelo astro principal - o Sol, que furtiga aquelas paragens!

E a carnaubeira, esta dádiva, está ali, ereta, sublime com suas folhas embaladas pela leve brisa que sacoleja freneticamente cada folha como a saudar cada sertanejo que se aventura naquele caldeira de misérias e de riquezas!

Antagonias permeia todo vale do sertão nordestino, composto por homens e mulheres de coragem e brio e que amam este chão, a quem dedicam carinho especial; rico, pois quando molhado regularmente produz de tudo e fica magestosamente vestido de verde!

E o sertanejo, este bravo homem,de pele tostada pelo escaldante sol, alquebrado pelas lutas, mas consciente da importância religiosa, não desanima, pelo contrário, luta bravo e heroicamente para manter-se em seu habitat, honrando o compromisso de seus ancestrais; como a carnaubeira está ali, fixado a terra, em seu berço, seu lar, que pouco oferece, mas ele, o sertanejo, sabe com maestria dividir tudo que tem, que é pouco, quase nada; mas divide...

Estas são poucas das muitas qualidades dos irmãos nordestinos!...

João Correia
Enviado por João Correia em 26/11/2011
Código do texto: T3358296
Classificação de conteúdo: seguro