Crônica #088:CONFESSO, SENTI VERGONHA

Brasília, 17/11/2011.

Por volta das 9h 30min, junto com José e Maria, fomos visitar o Congresso Nacional. Era um dia de trabalho normal. Começamos nossa turnê pelo Salão Negro. A denominação desse e dos demais salões se refere à cor do seu piso. Seguimos pelo verde e o azul. Os demais estavam vedados à visitação porque disseram que era dia de trabalho de comissões e não era permitido visitá-los.

Não quero me deter aos detalhes de cada lugar visitado ali, mas apenas a algo que me intrigou bastante. Antes de entrarmos na Câmara dos Deputados, tivemos que deixar nossos celulares e câmaras fotográficas. Quando dentro chegamos pude entender porque não nos deixam entrar com esses equipamentos. Estava havendo uma sessão que não consegui identificar do que se tratava. Mas era um dia de trabalho naquela tão importante casa. Dos 523 deputados que elegemos, não havia ali mais que uma duzia de pessoas, incluindo-se os quatro taquígrafos. Mas tonto me senti ao ver nos dois painéis de presença o registro de, pelo menos dois deputados por estado, como se estivessem presentes.

"Dos 523 deputados federais que exercem atualmente o

mandato na Câmara dos Deputados, apenas 35 compareceram

a 100% das sessões deliberativas no primeiro semestre, de

acordo com levantamento feito pelo G1 com base em dados de

presença em plenário".

(Fonte: http://www.portalrg.com.br/noticia/)

A sensação que tive é de estar num teatro fantasma. Tudo deserto. Brincadeira? Talvez seja o que eles estejam fazendo, mas senti-me desrespeitado. Como é que pode algo assim acontecer? Umas das instituições mais importantes de nosso governo brincar assim de servidor público, e nem comparecer ao serviço, aliás, diga-se de passagem, o mais bem pago deste nação.

E ainda mais gritante é o descaso que os ditos nobres parlamentares fazem com os seus colegas que estão a discursar em plenário. De costas, conversando com um outro lá e nem sabem do que assunto o ocupante da tribuna está a falar; Não é de se esperar boa coisa no resultado disso tudo. Basta sentir como anda o nosso povo por esse país afora.

Sinceramente, confesso, senti vergonha e sendo enganado.

Alelos Esmeraldinus
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 29/11/2011
Reeditado em 30/11/2011
Código do texto: T3362281
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.