CUECA SAMBA-CANÇÃO

Talvez eu esteja um tanto desatualizada, uma vez que a notícia estampada em alguns sites é de 17 de outubro. É sobre um vereador de Belo Horizonte que aparece despachando em seu gabinete de cueca samba-canção. Investigando mais um pouco, descobri que a primeira cassação da história da Câmara dos Deputados aconteceu em 27 de maio de 1949. O deputado Edmundo Barreto Pinto (PTB-DF) perdeu o mandato por quebra de decoro parlamentar, após ser fotografado de smoking e cueca samba-canção. A fotografia foi publicada na revista O Cruzeiro, em 1946.

Depois dessa o meu bichinho do "por que?" começou a coçar... Afinal, por que a cueca tem esse nome? Seria uma criação do Tom Jobim? Quem sabe alguém que gostava muito de samba? Talvez porque "aquilo" fica dançando lentamente conforme o caminhar? Para não ficar só nas conjecturas, lá fui eu investigar no Google (afinal ele não sabe tudo?) e descobri que, no final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, o samba-canção começou a ser visto como um ritmo ultrapassado. Nessa mesma época o jeans começou a substituir as calças de tecido. Cueca de perna larga com jeans apertado, já viu né? Não combina de maneira alguma! Esse modelo de cueca virou um estorvo e a cueca tipo sunga iniciou seu reinado. Daí a associar o samba-canção, que na época se tornou brega, à antiga cueca, foi um passo!

Atualmente parece que a cueca samba-canção está em alta. Até os times de futebol estão patrocinando! Tem a Cueca Samba-canção Grêmio, Cueca Samba-canção São Paulo, Cueca Samba-canção Vasco, Cueca Samba-canção Santos, Cueca Samba-canção Infantil Palmeiras, Cueca Samba-canção Corinthians, Cueca Samba-canção Infantil Flamengo, e por aí vai... Tem até uma Comunidade no Orkut para os que gostam, usam ou já usaram uma cueca samba-canção!

Giustina
Enviado por Giustina em 01/12/2011
Código do texto: T3367449
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.