CRÔNICA PARA JAMAIS ESQUECER ESSA MANHÃ
 
 
  Hoje cedo, bem cedinho mesmo, começaram a  chegar os grandes transatlânticos do verão. Outros menores já passavam mais distantes; mas, agora, chegam as grandes cidades brancas flutuantes...
   Daqui pode-se ver, desde quando aparecem como pequenos pontos no horizonte, e, quando chegam, são tão imensos que parece que vieram para tomar café em nossa mesa. A grande vantagem do Rio é que daqui se avista o mar de infinitos pontos da cidade.
     Enquanto embarco no ônibus, aquelas embarcações gigantescas somem quando os coletivos entram nos túneis. Mas quando  se chega a Botafogo, lá  estão, de novo. Imponentes, saído do início da Urca e desafiando o Pão de Açúcar e até mesmo o mar.
   O percurso do ônibus, então, segue em paralela pelo Aterro de Burle Marx... E deixa o além mar e a baía, agora cheia de turistas, não mais vazia...Aquelas pessoas desconhecidas vindas de longe, turistas sonhando com o Cristo envolto em névoas, e eu , imaginando a Capadócia branca sob o voo dos balões coloridos... Incrível comparação! Como se parecem... Os navios amarrados no pretérito e nas pedra; a Capadócia, provando que navegar é ter rumo livre, definido e exato!
    Aí, ele me acorda e diz que estamos prestes a aportar em Saturno!!!!  Será que o sonho dele me afeta? E as Voyagers que já venceram a heliopausa..Voaram além do sistema solar e agora mandam fotos do espaço  espetacular e interestelar. Capturam algum ET? Se nem os cientistas explicam essa loucura, como explicar que amo a vida na Terra tanto assim? Como explicarei que meu amor alcança tão longe ?
  Voltando aos navios, o primeiro gigante se chama “Fortuna” ( a sorte ou o destino, dependem da tradução e ironia). Nas próximas horas chegarão “Música”, “Mágica”, “Pacífica” e o mais delicado e fiel de todos...”Vitória”! Verei todos anunciando a manhã e o crepúsculo. Apitarão na  chegada e na partida. Verei esse vai-e-vem  se repetindo  pelas  semanas...

     Mas ele não liga para os navios.. E, para me conquistar, promete que me dará  os anéis de Saturno , todos os coloridos dos céus, os mundos gasosos que ele encontrar... e o sonho mais belo fora da terra..
     Que farei com tantas promessas difíceis de  deletar? Até aonde os sonhos alcançam, eu sei que poderei  amar... Pior de tudo é que ele está certo! Saturno possui tão baixa densidade, que se fosse possível existir um mar tão grande, e por ser mais leve do que as águas, Saturno flutuaria! Como é que ele acertou até nisso?


( Imagem : Capadócia- Turquia- Fonte Google)

 
Carmem Teresa Elias
Enviado por Carmem Teresa Elias em 06/12/2011
Código do texto: T3375134
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.