Pagamos o famoso mico mesmo quando pomos os pés la fora... Digo em países estranhos para nos em nossa primeira visita!
Em meu caso específico, sempre pensei que ao chegar a qualquer país pudesse pelo menos compreender expressões diretas,  que fossem elas em inglês, espanhol ou italiano...
Puro engano... Podia te pensado! Quando vou do Sul ou até mesmo ao Norte  do pais e me choco-me  com o linguajar regional... imagina la fora.
 E não foi diferente quando cheguei de 13 horas de vôo sobre o atlântico ate chegar Viena na Áustria... Ali pusera os meus pés em solo europeu pela primeira vez...
Logo no desembarque... 
Encaminharam para um novo chek-in... Empalideci e fiquei mudo ao ser perguntado em inglês quantas bagagem de mãos eu portava!
Branco total eu cheguei  a  sentir calafrios! Entendi que minhas bagagens seriam presas...  E ao ouvir a palavra hands,  pensei que teria minhas mãos algemadas! Tamanho foi o choque... Depois do susto tive a capacidade de compreender pausadamente o que expressava o despachante da companhia área... Hoje dou risada, mas na hora cortei um prego danado!
Não me lembro por qual motivo, o que e muito comum na Europa, devido o alto trafico aéreo, fomos mudados de aeroporto em Milão... Íamos para Linate e chegamos pelo Malpense. Distante um do outro quase 100 km...
Detalhe! O carro alugado estava à disposição no aeroporto original de chegada... Procurei meus direitos e a companhia me disponibilizou um taxi ate o outro  aeroporto...
Neste trajeto ao chegar ao aeroporto passamos pela guarita do pedágio, vi o motorista pagar o pedágio...  Registre este fato... O motorista pagando o pedágio.
Dirigi-me a locadora de veiculo e apresentei o voucher da locação do veiculo emitido ainda no Brasil...
O atendente Pediu-me a identificação e a permissão para copiar, entreguei-lhe meu passaporte e minha habilitação,   isto e praxe anexar copia de documentos ao contrato de entrega do veiculo, ate ai tudo bem! Ai vem o mikão!
Educadamente entregou-me os documentos de volta, as chaves do veículo, contrato e em seguida foi me dizendo... Signore twingo Roso!
(o que eu ouvi “too ingo russo”... Sei lá o que pensei... Sei sim! Entendi que ele havia me perguntado se eu era russo) puta mancada... Mico mesmo!
Surpreso eu pensei, o cara tinha visto em meu passaporte que sou natural de Russas (Ceara) e fez confusão pensando que sou Russo! Cordialmente respondi...
- Signore io sono brasiliano!
-Ele, surpreso com a minha resposta e sem entender! Tentou ser mais claro: Signore, la maquina uno twinco roso parquejado defronte.
Rimos juntos... Ele me disse:... O carro é um twingo (Renault) vermelho e esta estacionado em frente...
Agora este mico foi de lascar... O cearense aqui! Custou-me US$ 64,00!
Orientei-me para pegar a auto-estrada, pois estava ha 120 km de Verona... Ainda era dia e não queria correr o risco de cara viajar a noite...
Na saída do aeroporto deparei-me com a dita cuja guarita de pedágio... Parei e não vi ninguém... Imaginei, aqui e igual a são Paulo, você só paga de um sentido da pista (Na ida ou na volta,  era assim São Paulo quando começou os famigerados pedágios).
Alguns carros atrás buzinando, apreçaram-me em meus pensamentos...
Arranquei e segui em frente... Era primeira vez em uma verdadeira auto-estrada... Como os dias de verão na Europa custam a escurecer... Isto só acontece la pelas nove horas da noite. Dai curti a viagem com ares de dia... Final de tarde, paisagens planas, pequenas propriedade rurais, parada para um lanche... Sem pressa alguma... Pois Verona se aproximava! Ainda chegaria de dia...
Enfim, chegamos à saída para Verona, ai que foi doloroso... A guarita de pedágio!...
Parei e avistei o atendente, cobrador... Sei la com chama aquele desgraçado... Indagou-me  pelo tiket... Que tiket!?... Pergunto eu? Onde o senhor entrou, havia uma cabine e uma maquina que ao apertar um botão ela imprime a sua entrada na autopista, determinando a hora, onde entrou e o tempo que o senhor usou a auto-estrada... Quer dizer que a hora que parei para lanchar, fotografar eu estava pagando pelo tempo de uso na estrada?
Tentei dar uma de brasileiro... Conversinha fiada... Olha sou brasileiro, acabei de chegar ao seu país e não sabia deste procedimento... Como quem disse!... E eu com isto...  Impiedosamente com o cearense... Ele foi logo emitindo uma multa de US$64,00, o que tive que pagar na hora... Pense no mikão, e o pior era o segundo do dia!
Justificativa:
Ainda não existia no Brasil o sistema de máquinas emissoras de tikts  estas comuns hoje em shoppings ou estacionamento... Já era assim la nos idos de 90!
Injustificável...
Falta de informação de quem viaja! Realmente é um problema seu!

Pois hoje, quando viajo procuro saber ate como chama a mãe do motorista que vai fazer os transfers in/out entre o aeroporto/hotel/aeroporto.

Da lhe matuto!...
Francisco Rangel
Enviado por Francisco Rangel em 07/12/2011
Código do texto: T3375853
Classificação de conteúdo: seguro