Natal Bogotano

Novamente chegou a época do Natal. Alejandra acha esta uma época mágica, mas muito nostálgica. Há bastante tempo que ela foi embora da sua terra natal, a Colômbia, e cada dia sente mais a saudade da sua gente, da sua terra, e sobretudo no Natal, da celebração dessa festividade como se faz em Bogotá. Não que ela esteja triste, ela tem novos amigos e curte muito a companhia deles, porém sente mesmo a falta da sua família, e o Natal contribui bastante para acordar a melancolia e a saudade no seu coração.

Ela sente falta da alegria do natal bogotano, das ruas enfeitadas, das noites frias em que se pode sair andando ou de bicicleta para ver as decorações de toda a cidade, as luzes e exposições da praça de Bolívar. Cada vez que ela pensa que vai passar outro natal longe, e não vai poder encher a frente de sua casa de velinhas e faróis para comemorar a "Noite das Velinhas"* junto com seus vizinhos e parentes, não vai ouvir os villancicos** tradicionais tocando em todos os lugares, e não vai experimentar a delícia que são os buñuelos*** e a natilla**** natalinos, sente uma pontadinha de tristeza no coração.

Afinal, Alejandra sempre achou o Natal a melhor época do ano, quando eles iam de casa em casa na véspera do natal para cumprimentar os parentes e intercambiar presentes, e depois tomavam a ceia de natal todos juntos na casa da vovó, às vezes tamal*****, acompanhado de um bom chocolate santafereño, às vezes ajiaco******, enquanto esperavam a meia noite para abrir os presentes...

O natal onde ela mora é diferente. Parece que é uma data importante só para as lojas, que anunciam suas promoções na televisão e nas ruas. Não há a mesma animação, não há ruas enfeitadas, só algumas casas são decoradas para comemorar, mas não é a mesma animação em comum, aquelas ruas cheias de gente fazendo a novena e comemorando, é mais algo de portas para dentro, cada um comemora em privado. Em Bogotá, na véspera do natal as ruas se enchem de gente comemorando com música, todos se reúnem para conversar e curtir. Antes até se soltavam fogos de artifício, mas agora a lei proibiu seu uso para evitar que as crianças se queimassem. Mesmo assim o natal bogotano é tão animado!

Na cidadezinha onde ela mora a prefeitura não enfeita a cidade, não há músicas, se não fosse por algumas luzinhas ocasionais, nem se perceberia que na cidade sabem que é natal. Nem mesmo ouviu falar de novena, e não se comemora a "Noite das Velinhas!" Ahhh, que saudade de um bom natal bogotano!!

* Noite das velinhas se comemora na noite do dia 7 de dezembro, que antecede o dia da "Imaculada Conceição", festividade católica para comemorar a conceição de Jesus.

** Villancicos são as músicas populares de natal cantadas em América Latina (de fala hispana), algumas com equivalentes no português, como Noite Feliz e Natal Branco, mas em geral diferentes. Canções como "Tutaima Tuturuma", o "Burrito Sabanero", "Campana sobre campana" e outras.

*** Buñuelos, espécie de pãezinhos redondos feitos com farinha de milho, amido, queijo "costeño" (queijo salgado da região da costa colombiana), ovos e açúcar, que são fritos.

**** Natilla, doce feito com farinha de milho, rapadura, canela e uvas passas.

***** Tamal, prato típico colombiano, da região de Tolima, feito de arroz temperado, frango, carne de porco e carne de vaca, envoltos e cozidos em folhas de bananeira, que lhes conferem um gosto único.

****** Ajiaco, prato típico bogotano, sopa feita com três tipos de batata (pastusa, sabanera e criolla) e frango, com algumas folhas de "guascas", que lhe dão o sabor especial. Se come acompanhado de creme de leite, milho, alcaparras e abacate.

Viviana Carolina
Enviado por Viviana Carolina em 07/12/2011
Reeditado em 07/12/2011
Código do texto: T3376662
Classificação de conteúdo: seguro