Os 5S do século XXI

O 5S do século XXI

No século XX, na década de 50, surgiu o método 5S no Japão. A metodologia objetivava mudar o sistema vigente, organizando as empresas visando inseri-las no mercado mundial.

Os cinco conceitos:

SEIRI – Senso de Utilização

SEITON – Senso de Arrumação

SEISO – Senso de Limpeza

SEIKETSU – Senso de Saúde e Higiene

SHITSUKE – Senso de Auto Disciplina

fundamentalmente mexem com as atitudes e comportamentos das pessoas.

No Brasil o 5S foi introduzido em 1.991 e de lá para cá se percebem grandes mudanças nas empresas e no perfil dos profissionais que as integram.

Estamos agora no século XXI e as empresas e seus colaboradores têm novos desafios e os 5S deste momento são:

SABER – acumular e expandir conhecimento. Não confundir com Informação. Segundo Aristóteles o conhecimento abrange 3 áreas (Científica, Técnica e Prática).

SERVIR – as empresas e os profissionais devem servir a sociedade através de seus produtos/serviços, da ética e da promoção da cidadania.

SEDUZIR – capacidade de encantar seus interlocutores ou clientes de forma a obter melhores resultados.

SOMAR – embora estejamos vivendo na era da apologia do indivíduo, somente com trabalho em equipe pode-se almejar sucesso.

SUSTENTAR – conseguir a manutenção indefinida dos aspectos econômicos e sociais da organização.

Para lograr êxito nesses tópicos ainda são necessários mais 2S que são:

SONHAR – é ultrapassar o limite da consciência, sonhar sempre com mudanças e recriar.

SORRIR – o sorriso é uma grande arma para criar relações positivas e o humor extrai um pouco da dor em situações difíceis.

OS 12S SÃO UM BAITA DESAFIO !!!!

Arnaldo Ferreira
Enviado por Arnaldo Ferreira em 08/12/2011
Código do texto: T3377883
Classificação de conteúdo: seguro