“Traição”

José Antonio era um caboclinho muito trabalhador.
Por todos era admirado e elogiado pelas donzelas que aspiravam um marido que se propusesse a cuidar de uma família, coisa muito difícil para a época.
Em todas as festas em que José Antonio comparecia, era assediado pelas jovens, mas ele já elegera sua princesa.
Era Aninha, cabocla de estatura média de talvez um metro e sessenta e cinco mais ou menos, bonita como poucas, cabelos pretos compridos que batiam pela cintura, olhos amendoados, puxando para o índio, cintura fina, corpo forte, pele morena aveludada, seria bom partido para qualquer um, pois sobrava-lhe beleza e charme.
Quando José Antonio a viu pela primeira vez ensandeceu, não tinha olhos para mais ninguém.
Após fazer o coitado do José sofrer como escravo, aceitou a corte, nunca se viu homem mais feliz. 
Após breve namoro houve as núpcias.
José Antonio gastou o que não tinha, mas a festa foi maravilhosa, não faltara nada, todos ficaram contentes, principalmente os amigos por ver ficar lindos os jovens nubentes.
Mas a felicidade do casal não durou muito, pois Aninha, embora filha de família pobre, seu pai tinha um bom emprego, e podia satisfazer todos os caprichos da filha única.
José Antonio, com as núpcias contraiu dívidas, para mobiliar sua casinha que foi decorada por Aninha sem medir despesas.
José Antonio embora muito trabalhador mal conseguia pagar as dívidas, isto acarretou brigas no casal.
O marido agüentava o mau humor de Aninha com paciência.
Talvez por causa do excesso de trabalho, ou pelo mau humor de Ana, Jose Antonio quase não parava em casa, com isto não percebia que sua mulher embora casada continuava com a vida que levava  de solteira.
Mal ele saia, para o trabalho, ela saia também, para visitar alguma amiga e entre elas havia sempre o comentário de festas que ela não poderia participar, sendo que isto a deixava nervosa.
Certo dia, com o pretexto de ir a um aniversário em casa de seus pais, saiu de casa de tardezinha retornando apenas no dia seguinte.
José Antonio não disse nada, mas ficou chateado. Passados alguns dias saiu de novo usando outra desculpa e posou novamente fora, até aí, era apenas uma saída para festa, mas em uma festinha, lhe apresentaram Osvaldo, garoto da capital, que sempre vivera na cidade grande. Inteligente, de fala macia e cheio de elogios para fazer.
Aninha que há algum tempo não flertava, esqueceu a condição de casada, e ficou com o rapaz a festa toda.
A partir daí, a situação ficou terrível, pois quase todos os dias ela ia para a casa dos pais e quando José Antonio chegava nada tinha para comer e Ana chegava sempre tarde. Um dia se distraiu e perdeu à hora, outra teve que acompanhar a prima, outra teve que tomar conta de uma criança de alguém e ficando tarde não tinha quem a trouxesse para casa e pernoitara na casa dos pais.
Porém certo dia, um colega de Jose alertou para o que a esposa estava fazendo, dentro de sua cabeça, houve uma explosão, ele não conseguia acreditar, afinal ela fora escolhida para ser sua esposa.
Ela aceitou, ele se encheu de dúvidas, por causa dela, mas outro amigo também o alertou, enfim, só ele não sabia que a mulher que antes só namorava escondido agora andava com Osvaldo de dia e não fazia questão de esconder.
Osvaldo ainda impressionado pela sua beleza dizia que queria levá-la com ele para São Paulo. E ela acreditava piamente nele.
Certo dia, Jose Antonio não foi trabalhar. Ficou próximo de sua casa e viu quando Osvaldo pelos fundos entrou em sua casa, mas antes que pudesse dar o flagrante, Osvaldo que era esperto desconfiou e saltando por uma janela foi embora.
Aninha confessou que realmente estava amando outra pessoa, e que iria embora, o que Jose Antonio concordou e colocou suas malas porta afora.
Coitada da Aninha. Ao chegar à casa onde Osvaldo estava hospedado pensando em viajar com ele teve a triste notícia. Osvaldo com medo das conseqüências de seu ato, havia fugido para a capital, mas havia deixado uma carta dizendo que ouve um engano, que era muito jovem para assumir um compromisso etc.
Desesperada, sem coragem de voltar para casa ela foi até a rodovia e se atirou embaixo de um caminhão, se suicidando.

Jose Antonio ficou viúvo por pouco tempo, logo encontrou sua cara metade que lhe deu vários filhos e viveram felizes por muito tempo.


                                     OripêMachado

 
Oripê Machado
Enviado por Oripê Machado em 09/12/2011
Reeditado em 09/12/2011
Código do texto: T3379986
Classificação de conteúdo: seguro