O  SÍTIO
 
Uma coisa trago dentro de mim, indelével e gratamente gravada; a literatura de Monteiro Lobato!
Esse sobrancelhudo filho de Taubaté, conseguiu criar dois mundos e dentro deles colocar um  enorme contingente de pessoas.
Li todos os seus livros. Fui hóspede do Sítio do Picapau Amarelo e personagem invisivel que acompanhou o Pedrinho em suas aventuras; que puxou muitas vezes as tranças da endiabrada Emília, ex boneca; que pediu conselhos ao circunspecto, cascudo e sábio Quindim ; que ouviu as arengas do nobre Visconde de Sabugosa,craque em Geografia, milagroso sabugo de milho elevado à condição de sangue azul, sempre envergando aquela casaca verde; que sentou ao lado de D. Benta e ouviu seus conselhos da avó que não conheci; que se deliciou com os quitutes e as estórias  folclóricas da tia Nastácia; que se enamorou da Narizinho; que tentou proteger o Marquês de Rabicó da mania da tia Nastácia querer botar o pobrezinho na panela.
Sítio maravilhoso, portal de outros mundos criado pela estupenda imaginação desse homem, brasileiro por inteiro, defensor de sua pátria, injustiçado, rotulado de libertário, comunista e retrógrado por sua denodada resistência aos que não admitiam a existência de petróleo no Brasil!
Como prova insofismável dessa convicção, tão penosamente mantida, quis o destino que o primeiro local de extração de petróleo no Brasil fosse a cidade de Lobato, na Bahia, em 1939.
Mais uma razão para que eu não acredite em coincidências!
Tenho textos marcados em seus livros, de escolha bem difícil, pois toda sua obra é perfeita para leitores dos 7 aos 100 anos, e não posso deixar passar a oportunidade de registrar alguns  aqui.
.
Histórias da tia Nastácia:
 
"O menino calou-se, estava pensativo, com os olhos lá longe. Depois disse; uma idéia eu tive. Tia Nastácia é o povo. Tudo o que o povo sabe e vai contando de um para outro, ela deve saber. Estou com o plano de espremer tia Nastácia para tirar o leite de folclore que há nela."
 
Uma idéia da senhora Emília
 
"O rinoceronte olhou, olhou e disse:
- São as cidades do país da Gramática. A que está mais perto chama-se Portugália, e é onde moram as palavras da língua portuguesa. Aquela bem lá adiante é Anglópolis, a cidade das palavras inglesas.
-          Que grande é! - exclamou Narizinho
-          .Anglópolis é a maior de todas - disse Quindim - moram lá mais de quinhentas mil  palavras
-          ...............
-          E há mais ainda – disse Quindim – As pobres palavras que tem o acento na antepenúltima sílaba, quando não são xingadas de Pro-pa-ro-xí-to-nas, são chamadas de ESDRÚXULAS. As palavras áspero, espírito, rícino, varíola etc, são esdrúxulas
-           
-          Es-drú-xu-las! - repetiu Emília, - eu pensei que esdrúxula quisesse dizer esquisito!
..............
 
E, falando a linguagem das crianças, conseguiu fazer-se entender por elas e ensinar brincando!
Dentro desse mundo de fantasia, de pura filosofia, da exaltação da família, dos valores morais, da sadia brincadeira, vamos encontrar as pérolas de obras  como :
A menina do narizinho arrebitado; Fábulas de Narizinho; O Marquês de Rabicó; Reinações de Narizinho; Caçadas de Pedrinho; O pó de pirlimpimpim e mais uma centena de maravilhas.
Lembro, ainda,no ano de 1948, quando o conhecido locutor Heron Domingues interrompeu o noticiário para, com voz embargada, anunciar  “e agora uma notícia que entristece a todos; acaba de falecer o grande escritor brasileiro Monteiro Lobato.”
 
E esse extraordinário escritor, que embalou e embala gerações, tentou inúmeras vezes ser admitido na Academia Brasileira de Letras, e não conseguiu!
 
Mas o Sarney está lá bem sentadinho!
 
 
 
 
 
 
paulo rego
Enviado por paulo rego em 11/12/2011
Código do texto: T3383077