O medo do escuro

Interessante quando alguém te pergunta "você tem medo de quê"? Principalmente por ser uma pergunta ampla e te leva a pensar em milhões de coisas. Alguns respondem de bate-pronto dizendo não possuir medos. Outros dizem que temem tudo. Mas e quem tem medo do escuro?

Pra esses a carta que surge em muitos casos é saber o "porquê" desse medo. Se for criança, o álibi mais frequente de ser encontrado é a culpa dos filmes de terror, de histórias contadas por tios, primos, amigos sobre contos de bruxas e carrocinhas que permanecem como assustadores por muito tempo. Mas nestes casos, ainda se mantém a esperança de que um dia isso "hei de ir embora" quando a criança começar a crescer e for apreendendo que a vida não é só feita de contos, de narradores de contos. É também feita de personagens...

Nestes casos, a criança se sobressai na medida em que passa a encarar a vida enquanto protagonista dela, ou seja "passa a escrever" suas próprias histórias. Alguns dizem que faz parte do processo de amadurecimento. Prefiro acreditar ser esta uma das maiores felicidades da criança: liberdade pra criar e viver. "São tempos instigantes que ocorrem uma vez na vida, portanto aproveite" já diria meu pai. Realmente são...

Mas isso são as crianças, com todo um tempo de crescimento e amadurecimento pela frente. E quando quem tem medo são os adultos? Especialmente do escuro? Já pensou na complicação? É quase que "inaceitável" ver um homem amadurecido com um medo tão sem explicação quanto este e que simplesmente para ou desaparece do mundo pra não ter de sair de casa. Pra não encarar a escuridão, ao mesmo tempo que "cria uma" dentro de si. O medo passa a circundar a sua vida e tudo o que vê na frente são obstáculos a intransponer a sua cruzada de todos os dias. Nisso, fecha-se na redoma e dali não sai.

Nessas horas quem explica? Temos alguns ditos "especialistas" que aparecem, olham pro caso, dão um diagnóstico e saem de fininho. Sim, isso ocorre porque é muito fácil dizer que alguém tem problemas e passar um remédio, do que realmente enfrentar a situação. Até por ser um caso bastante curioso, afinal o que levaria um adulto a ter medo do escuro?

Nisso você encontrar explicações em traumas de infância, acidentes na adolescência ou até mesmo o fracasso na vida adulta. O ruim acontece quando se busca trabalhar com isso, buscar compreender e entender tal fato. A rotulação predomina, e estes que possuem "medo" se tornam uma minoria desfavorecida a mêrce da própria sorte.

O mundo do caos prevalece e nele só sobrevivem aqueles dispostos a nada e crentes em tudo. Até porque é muito mais fácil deixar quem está paralisado pra trás e continuar com os que nada temem. Isso seria o dito "normal", o que me leva a perguntar: "você tem medo de quê?"

Andarilho das sombras

Rousseau e o Andarilho
Enviado por Rousseau e o Andarilho em 12/12/2011
Código do texto: T3385033