CORINTHIANS "TIMÃO". SERÁ MESMO???

HA MUITO PENSO EXATAMENTE O QUE VOU ESCREVER AQUI, PORÉM, NUNCA DEI A DEVIDA IMPORTÂNCIA. DEPOIS DO QUE VI EXATAMENTE NO DIA DO TÍTULO E APÓS CONVERSAR COM UM SENHOR COM 78 ANOS DE EXPERIÊNCIA E UMA LUCIDEZ INVEJÁVEL, RESOLVI ME EXPOR PARA SER LIDO, ELOGIADO OU CRITICADO. APENAS PEÇO, QUE AO ME CRITICAR, QUE NÃO O FAÇA APENAS PARA DEFENDER SEU TIME POIS POSSO ATÉ TORCER POR ELE, MAS QUE SEJA NO MÍNIMO CONVINCENTE!

NO DIA DO TÍTULO, RESOLVI IR À UM ESTABELECIMENTE COMERCIAL, CUJO DONO INSTALOU UM TELÃO PARA SEUS CLIENTES, E O QUE VI ME FEZ ACREDITAR CEGAMENTE NO QUE VOU DESCREVER.

DURANTE TODO O JOGO, UM CIDADÃO QUE VESTIA A CAMISA DO CORINTHIANS, FICOU RODOPIANDO COM UMA CORNETA NA MÃO, DESTAS QUE FAZ UM BARULHO ENSURDECEDOR, NÃO VIU UM LANCE DO JOGO E ATAPALHOU AO EXTREMO QUEM ESTAVA ALI PARA ASSISTÍ-LO.

NO INTERVALO, TOMEI UM CAFÉ, E COMO SOU FUMANTE, FUI ATÉ O LADO DE FORA FUMAR, E BEM PRÓXIMO TEM UM TERRENO BALDIO, ONDE UNS JOVENS EMPINAVAM PIPAS (PAPAGAIO) PARA ALGUNS, E DENTRE ELES ESTAVAM UNS QUATRO JOVENS QUE CONHEÇO E SE DIZEM CORINTIANO.

POIS BEM! COMO PODE ALGUÉM SE DIZER TORCEDOR, O SEU TIME ESTAR DISPUTANDO UMA FINAL DE CAMPEONATO BRASILEIRO E ELE ESTAR ALHEIO AO JOGO?

SEMPRE DISSE AOS AMIGOS, QUE SE COLOCASSEM 100 TORCEDORES DO SANTOS, SÃO PAULO OU PALMEIRAS EM FILA, E FOSSE CERTIFICAR QUEM REALMENTE TORCE PARA UM DELES, CERTAMENTE ENCONTRARÍAMOS 70 OU 80% DE TORCEDORES DESSES RESPECTIVOS CLUBES. ENQUANTO SE COLOCARMOS 100 TORCEDORES DO CORINTHIANS EM FILA E FORMOS CERTIFICAR, ENCONTRAREMOS 20 OU 30% DE TORCEDORES. O RESTANTE É SÓ "EMBALISTAS"!

ENTÃO TEMOS O CORINTHIANS COM A SEGUNDA MAIOR TORCIDA DO PAÍS, O QUE DUVIDO MUITO QUE SEJA VERDADE E O FLAMENGO COM A MAIOR. NO CASO DO FLAMENGO, SABEMOS MUITO BEM QUE O NORDESTE É MAIOR REGIÃO DO PAÍS COM 9 ESTADOS E OS JOGOS DO RIO DE JANEIRO DESDE SEMPRE FORA TRANSMITIDO PARA O NORDESTE E QUE ESSA REGIÃO SOMADO OS NOVE ESTADOS TEM POUQUÍSSIMOS TIMES DE EXPRESSÃO, ENTÃO SEUS NATIVOS OPTAM POR UM TIME DO RIO DE JANEIRO.

NÃO QUERO COM ISSO, DIZER QUE FLAMENGO E CORINTHIANS NÃO SEJAM DOIS GRANDES CLUBES. APENAS SÓ ACHO QUE ESTAS ESTATÍSTICAS QUE APONTAM OS DOIS COM MAIOR NÚMEROS DE TORCEDORES, É UM CASO A SER ANALISADO.

O SENHOR DE 78 ANOS, ME DISSE QUE MORA AQUI EM DIADEMA DESDE OS 12 ANOS DE IDADE, DESDE QUE DIADEMA ERA APENAS UM BAIRRO DE SÃO BERNARDO, E QUE NOS ANOS 40, 50 E 60, FOI MUITAS VEZES VER JOGOS DO CORINTHIANS DE CHARRETE OU CAVALO, E QUE VIU SEU TIME FICAR 23 ANOS SEM CONQUISTAR NADA E SOFREU JUNTO À ELE, E HOJE NÃO PODE ADMITIR QUE ESSA GAROTADA DE 12 OU 13 ANOS COLOQUEM UM GORRO DO CORINTHIANS NA CABEÇA E SAIAM ANDANDO COM GINGADO DE MALANDRO E DIZENDO "É NÓIS". SEGUNDO PRÓPRIAS PALAVRAS DELE, ATÉ O VERBO ESTÁ FORA DE TEMPO! SEGUNDO ELE TAMBÉM, OUTRAS DUAS COISAS QUE O ENVERGONHAM COMO CORINTIANO É O TÍTULO DE 2005 QUE A "MSI" COMPROU E DEU AO CORINTHIANS E O TÍTILO DE CAMPEÃO MUNDIAL SEM NUNCA TER DISPUTADO SEQUER UMA FINAL DE LIBERTADORES.

É BASTANTE COMUM TAMBÉM, QUANDO POR VENTURA O CORINTHIANS SOFRE UMA GOLEADA NUM FINAL DE SEMANA, NA SEGUNDA FEIRA VEMOS VÁRIOS "TORCEDORES" COM A CAMISETA DO CORINTHIANS, E NA MAIORIA DAS VEZES QUE COMENTAMOS À RESPEITO DO OCORRIDO ELE RESPONDE:

-"NÃO VI O JOGO!" LOGO EM SEGUIDA PERGUNTA:- "JOGOU CONTRA QUEM? QUANTO FOI O PLACAR?"

SE PERGUNTARMOS À ELE QUEM É O PRESIDENTE DO CORINTHIANS, CERTAMENTE DIRÁ QUE É O LULA OU BIN LADEN. EXISTEM PESSOAS QUE NÃO TEM PAIXÃO POR FUTEBOL E PARA ELE TANTO FAZ TORCER POR "A" OU "B", E SE PERGUNTARMOS PARA DEZ PESSOAS DESSE PERFIL PRA QUE TIME ELES TORCEM, DUAS DIRÃO QUE NÃO TORCE PRA NINGUÉM. ENQUANTO AS OUTRAS OITO, DIRÃO SER CORINTIANAS

MINHA FILHA DIZIA SER CORINTIANA, AOS DOZE ANOS EM 2002 NA GERAÇÃO "ROBINHO E DIEGO" NO SANTOS, PASSOU A TORCER PARA O SANTOS. ASSIM ACONTECE COM MILHARES DE TORCEDORES QUE DIZEM SER CORINTIANO. APENAS INFLUÊNCIA OU "EMBALO".

QUERO DEIXAR BEM CLARO, QUE NÃO É NENHUMA PERSEGUIÇÃO CONTRA O CORINTHIANS. APENAS CURIOSIDADES POR NÃO TER NENHUMA RESPOSTA CONVICENTE À RESPEITO DO ASSUNTO.

OUTRA COISA QUE ME INTRIGA. PORQUE O CORINTHIANS É CONSIDERADO ALVO E NEGRO, SE EM SEU DISTINTIVO EXISTE MAIS VERMELHO DO QUE AS OUTRAS CORES?

OS TIMES BRASILEIRO COM MAIOR NÚMEROS DE TÍTULOS EXPRESSIVOS, SÃO: SANTOS COM 8 BRASILEIROS, 3 LIBERTADORES, 2 MUNDIAIS E ESTARÁ DISPUTANDO AGORA EM DEZEMBRO O TERCEIRO TITULO MUNDIAL, SÃO PAULO 3 LIBERTADORES, 3 MUNDIAIS E 6 BRASILEIROS E O PALMEIRAS COM 8 BRASILEIROS E UMA LIBERTADORES.

COMENTANDO ESSES TITULOS COM UM AMIGO CORINTHIANO ELE DISSE QUE O CAMPEONATO BRASILEIRO COMEÇOU EM 1971 E QUE OS TÍTULOS CREDITADOS AO SANTOS E PALMEIRAS NÃO VALEM.

SENDO ASSIM, ENTÃO VAMOS TIRAR O TÍTULO DE 2000 DO CORINTHIANS COMO CAMPEÃO MUNDIAL OFERECIDO PELA "FIFA" NUMA ÚNICA EDIÇÃO, PORISSO É QUE ELE É O ÚNICO, SE FOSSE DADO SEQUÊNCIA NESTE TORNEIO DESDE ENTÃO CERTAMENTE TERÍAMOS TIMES BI OU TRI, E O DE 2005 COMPRADO PELA "MSI" E ELE FICARIA APENAS COM 4 TITULOS EXPRESSIVOS.

ENTÃO EU PERGUNTO: COM APENAS ESSE CURRILUM, SERIA MESMO "TIMÃO"???

Ailton Carvalho
Enviado por Ailton Carvalho em 13/12/2011
Código do texto: T3386036
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.