Não alimentem os pombos...

Não alimentem os pombos...

Não alimentem os pombos

São lindos voando, passeando pelas calçadas, representam vários símbolos, como a paz, o divino Espírito Santo, e são citados na literatura mundial, por sua beleza e leveza. Algumas espécies os pombos correios são excelentes mensageiros, em tempos difíceis.

Porque então o título “Não alimentem os pombos”? Vou explicar-lhes: Cientificamente, está comprovado que estas aves trazem muitos prejuízos à nossa saúde, e uma explosão demográfica entre esta espécie, aumentaria sobremaneira nossos riscos de contração de várias doenças.

A criptococose é uma doença causada pelo fungo Cryptococus neoformans. Transmitida pela inalação da poeira contendo fezes de pombos e canários. Compromete o pulmão e pode afetar o sistema nervoso central, causando alergias, micose profunda e até meningite subaguda ou crônica. Seus sintomas sâo: febre, tosse, dor torácica, podendo ocorrer também dor de cabeça, sonolência, rigidez da nuca, acuidade visual diminuída, agitação e confusão mental.

Histoplasmose, transmitida pela inalação do esporo do fungo Histoplasma apsulatum encontrado em fezes secas de pombos e morcegos. Causa uma micose profunda e seus sintomas variam desde uma infecção assintomática até febre, dor torácica, tosse, mal estar geral, anemia, etc. É uma doença que vai depender da imunidade do indivíduo, podendo se desenvolver ou não.

Salmonelose é uma doença causada pela ingestão de ovos ou carne contaminados pela bactéria Salmonella sp , também presente nas fezes de pombos e outros animas, Gera uma toxinfeção alimentar com sintomas como febre, diarreia, vômitos e dores abdominais. Suas fezes em contato com alimentos como verduras, frutas podem acarretar essa doença.

Já a Ornitose conhecida também como psitacose, é transmitida por via oral por meio da poeira contendo as fezes secas de aves (pombo, arara, papagaios, perus) e infectadas pela Chlamydia psittaci. Os sintomas apresentados são: febre, vômito, calafrio, mialgia, tosse, cefaleia, acompanhados por comprometimentos das vias aéreas superiores e inferiores. Doença também conhecida como oportunista, pois depende do estado de saúde do indivíduo.

Dermatites: parasitose causada pelo piolho do pombo (ácaros, Ornithonyssus sp.), que provoca erupções na pele e coceiras semelhantes às de picadas de insetos.

Alergias: ocasionadas pela inalação de penugens de pombos ou de um ar rico em poeira das fezes dos pombos. Pode causar rinites, ou crises de bronquite em pessoas sensíveis.

Deixando de lado a poesia destas aves e sua beleza, podemos participar, não aumentando a população de aves, consequentemente levando a uma diminuição de possibilidades de contrairmos várias doenças como as citadas acima.

Citações científicas: Artigo: Doenças transmitidas pelos pombos. Fonte: Site: Dedetização

Aradia Rhianon
Enviado por Aradia Rhianon em 13/12/2011
Reeditado em 11/04/2012
Código do texto: T3387531
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.